Escorpião

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1759 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Animal Invertebrado: Escorpião
O escorpião, também conhecido por lacrau ou alacrau, é um animal invertebrado artrópode (com patas formadas por vários segmentos) que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos.
Scorpiones é a ordem de artrópodes aracnídeos terrestres que reúne cerca de 2.000 espécies de escorpiões que apresentam comprimento de 10 a 12 cm, corpoalongado e quelíceras com três artículos. São animais geralmente discretos e noturnos, escondendo-se durante o dia sob troncos e cascas de árvores.

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Ordem: Scorpiones




Vida
As diferentes espécies de escorpiões têm tempos de vida muito diferentes e o tempo de vida real da maioria dasespécies não é conhecido. A gama do tempo de vida parece situar-se entre os 4 a 25 anos, tendo sido 25 anos o tempo de vida máximo registado para a espécie H. arizonensis.

Habitat
Os escorpiões são encontrados nos mais variados habitats tais como florestas tropicais, cerrados, campos, e em áreas intermediarias às descritas.
A grande maioria destes aracnídeos tem preferência por climas tropicais esubtropicais. Todavia algumas espécies de adaptaram a regiões pouco comuns, algumas surpreendentes.
Em várias regiões do planeta algumas espécies de pequenos escorpiões ( menos de 1 mm ), vivem em zonas intermediárias. Conhecidos como escorpiões do litoral, se alimentam de minúsculos invertebrados marinhos trazidos pelas marés.
Algumas espécies vivem como já nos referimos em altitudes acima de4.200 metros no Himalaia asiático, uma em particular - Orobothriurus altola - vive a 4.400 metros de altitude na cordilheira dos Andes aqui na América do sul.
Estes são muito pequenos e passam meses sob pedras e em abrigos cobertos por neve e gelo.
Experimentos já demonstraram que muitos escorpiões podem resistir a temperaturas abaixo do ponto de congelamento.
A influencia de microclimasespecíficos, assim como composição de solo, tipos de rochas, sazonalidade de temperaturas extremas e disponibilidade alimento são fatores limitantes na distribuição destes animais.
Para sobreviver através dos milênios os escorpiões tiveram que se adaptar.
Os escorpiões das areias (psammophiles) possuem numerosas cerdas, que aumentam a área de superfície de contato com o solo, as patas são adaptadas paramelhor locomoção na areia fofa. Os escorpiões de regiões rochosas (lithophiles) são mais achatados e alongados com cerdas mais espessas e pontudas, mas patas o que facilita se mover livremente sobre o terreno e em seus abrigos. Seus metasomas são longos e finos e mais elevados em relação a maioria das espécies.

Um corpo desenvolvido, robusto com patas curtas e pedipalpos grandes e , poderososcaracterizam os escorpiões que constroem abrigos (fossorial). Alguns escorpiões (troglobites) vivem em cavernas profundas. Como não há nenhuma necessidade enxergar na escuridão, a maioria deles são cegos e em alguns a ausência total de olhos é observada. Geralmente seus corpos, patas, e pedipalpos são extremamente delgados, incolores - todas estas adaptações foram desenvolvidas para viver em fendas,sob a rocha, e nas profundezas das cavernas. Escorpiões adaptados às proximidades das entradas das cavernas são conhecidos como troglophiles, não perderam os olhos e não adquiriram outras características dos troglobites.
Os escorpiões arbóreos são pequenos, leves, ágeis em escaladas. Alguns sobem em árvores, vivendo dentro dos buracos e das rachaduras dos troncos, outros preferem as parte basalde bromélias.
Uma vez que as pesquisas para explorar as copas das árvores das florestas tropicais estão em estágio inicial, acredita-se que muitas espécies novas de escorpiões ainda serão descobertas e descritas.
Cada uma destas variações físicas é acompanhada de inconvenientes, algumas espécies são tão especificas de certo ecossistema que encontram sérias dificultadas em se adaptar a outros...
tracking img