Escorbuto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escorbuto

Há muito tempo, até antes do século 20, algumas doenças que surgiam na época eram de origem ainda desconhecida. O Escorbuto era uma dessas doenças. Há registros desde o ano 1500a.C. no Antigo Egito mas era bastante comum principalmente na Idade Média e na época das Grandes Navegações.

O Escorbuto era também conhecido como “Mal de Angola”, pois eram nessas proximidadesque começavam a ocorrer os primeiros sinais e sintomas da doença nos marinheiros portugueses ao atravessarem o Cabo da Boa Esperança a caminho da Índia.

Os médicos acreditavam que se tratava deorigem infecciosa porque afetavam muitos indivíduos de um mesmo grupo e local naquele momento, como por exemplo, creches, asilos. Mais tarde, percebeu-se que a doença afetava os marinheiros queficavam muito tempo no mar e só se alimentavam de bolachas, vinho, água e carne salgada.

Um médico-cirurgião naval chamado James Lind, no ano de 1753, decidiu fazer algumas experiências em navios.Adicionou frutas cítricas como laranjas, limões e vegetais, como batatas, espinafres, nas dietas de um determinado grupo para que consumisse uma dose diária de, no mínimo, 100mg de ácido ascórbico. E assima incidência de escorbuto diminuiu drasticamente em poucos dias. Descobriu finalmente, que se tratava da ausência desta vitamina no organismo deles.

Hoje em dia apesar de raro, a doença aindaexiste, inclusive em países desenvolvidos.

Causas

Nos dias de hoje, as causas mais frequentes para a ocorrência do escorbuto estão na ausência de ácido ascórbico causada pelo alcoolismo, abusode drogas, alergia alimentar, doenças psiquiátricas, populações pobres, histórico de violência doméstica com limitações alimentares em crianças.

Sinais e sintomas

Existem duas formas dadoença: escorbuto latente e escorbuto declarado.

No escorbuto latente ocorrem perda de peso, transtornos digestivos, palidez, irritabilidade e sudorese.

No escorbuto declarado...
tracking img