Escopo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição e planejamento de escopo
A importância do escopo em um projeto
A definição do escopo, independente da natureza do projeto, é um dos pontos mais importantes na fase inicial do projeto. É através do escopo que todos os envolvidos têm a fotografia das atividades que serão desenvolvidas para alcançar um determinado objetivo. O escopo define as atividades que são necessárias e quando elasdevem acontecer ao longo do projeto, de forma que a integração das atividades propicie atingir um objetivo em um determinado período de tempo. A palavra escopo é de origem grega e significa inicialmente olhar, mirar, observar, intencionar (MINI AURÉLIO, 2000, p. 282) e, no âmbito de projetos, podemos afirmar que escopo significa objetivo. Faz-se notar, portanto, que escopo não tem o mesmosignificado que objetivo, o escopo se refere ao campo de operação em que são alcançados um ou mais objetivos. As razões pelas quais os projetos fracassam, estão em grande maioria relacionadas à falta de planejamento e falha no gerenciamento de escopo. Significa dizer que o escopo de um projeto não é uma simples atividade, e sim, uma etapa de suma importância durante todo o projeto, até que se atinja umobjetivo desejado. Muitas vezes, a ansiedade de se chegar a um objetivo ocasiona falhas cruciais à vida e ao sucesso do projeto. Destes, a grande maioria não se atentou a pelo menos um dos pontos determinantes no projeto, como: planejamento do escopo; definição do escopo; verificação do escopo; controle do escopo.

29

Além disso, há uma grande diferença entre escopo do produto e escopo doprojeto. O escopo do produto são as características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado, enquanto o escopo do projeto é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado específico com as características e funções especificadas (Guia PMBOK, 2004, p.104). Diversos são os motivos que fazem com que as pessoas frequentem estabelecimentos de alimentose bebidas, desde um passeio com outras pessoas, por hábito, por satisfação psicológica, de necessidades, pela exposição social, ou até mesmo pela afirmação de estilo de vida, o que faz com que cada produto seja desenhado e desenvolvido de uma forma específica. Assim, é de se imaginar que produtos diferenciados ocasionam projetos diferenciados, ou seja, para cada produto um projeto, um objetivo e,principalmente, um escopo. As metodologias para definição e planejamento de escopo podem até ser as mesmas, mas o conteúdo de cada escopo, a lista de atividades a serem desenvolvidas e, principalmente, onde se quer chegar, são diferentes de projeto para projeto.

Planejamento do escopo
Muitos são os projetos que fracassam e, em todos os casos que o motivo apontado pelo fracasso é oplanejamento, ora não deu certo, ora a ausência de um planejamento que fizesse sentido àquele objetivo, fala-se em: Problemas no escopo De acordo com o PMBOK (2004, p.107), cada projeto exige um balanceamento cuidadoso de ferramentas, fontes de dados, metodologias, processos e procedimentos, e de outros fatores, para garantir que os esforços gastos nas atividades de determinação do escopo estejam de acordocom o tamanho, complexidade e importância do projeto. Um projeto normalmente possui aquilo que muitos chamam de “reação tripla”, que são os três pontos mais conflitantes em um projeto.
Fundamentos de Projetos
(ABDOLLAHYAN, 2008, p. 21)

CUSTO

TEMPO

ESCOPO Figura 1 – Reação tripla.

30

Projetos de alta qualidade entregam o produto solicitado dentro do escopo, no prazo e dentro doorçamento, e a relação entre esses fatores ocorre de tal forma que se algum dos três fatores mudarem, pelo menos um outro fator provavelmente será afetado. Na prática, significa dizer que cada alteração no escopo do projeto acarretará em maiores investimentos e atrasos no projeto, por isso, o planejamento do escopo do projeto deve ser feito de forma detalhada e considerando todas as variáveis...
tracking img