Escopo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Internet e sua normatividade no contexto da cultura hacker

1-Introdução:

A Internet hoje em dia é facilmente acessível, com isso, as pessoas tem acesso à informação rapidamente. Por causa dessafacilidade muitas empresas que eram acostumadas com fluxo de informação majoritária unidirecional estão perdendo seu espaço.
A Internet foi criada para fins militares com uma rede pouco vulnerável àataques. Com o tempo foi aprimorada por pesquisadores para os usuários comuns.
De acordo com Manuel Castells “a cultura dos produtores da Internet moldou o meio. Essas pessoas foram seus primeirosusuários. A cultura da internet é a cultura dos criadores da Internet”. Esses pesquisadores trouxeram a cultura hacker na internet.

2-A cultura Hacker e a construção da Internet

A universidadenorte-americana do MIT deu origem a ética hacker na década de 60, no intuito de compartilhar informações entre as pessoas.
De acordo com Steven Levy, os princípios da ética hacker são:
- A informaçãodeve ser livre;
- Desconfie das autoridades e promova descentralização;
- Julgue as pessoas pela que elas criam e não por suas credenciais;
- O acesso aos computadores deve ser ilimitado;
- Aspessoas podem criar arte e beleza com os computadores;
- Os computadores podem mudar a vida e o mundo para melhor.

O surgimento da Internet foi fundamental para a evolução da cultura hacker. Foramos hackers que aperfeiçoaram a Internet, possibilitando que as pessoas utilizassem-na livremente.
A Internet é formada por 4 camadas (3 lógicas e 1 física) que funcionam independe uma das outras. Acamada física é operada pelas empresas de Telecom e TV a cabo, não interferiam nos fluxos de pacotes das camadas lógicas.
Já ouve inúmeras tentativas de criar redes privadas, mas elas foram esmagadaspor uma rede construída por pesquisadores e cientistas da computação.
Talvez um dia a Internet não seja livre como é hoje, existem movimentos querendo regula-la.

3- Legislando a neutralidade de...
tracking img