Escopo de um projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

1.1 Razão Social
I.S Reis Jr. Comércio e Indústrias de Óticas LTDA (Ótica Veja).

1.2 Endereço
Avenida Eduardo Ribeiro, 591 Centro CEP: 69000-000.

1.3 Natureza do negócio
Comércio e Indústria

1.4 Missão

Segundo o pesquisador, “além de uma auto-imagem simples e objetiva, também é necessário haver um sentido claro sobre qual a razão daexistência da organização, que é o conceito conhecido como missão. (COSTA, 2007, p.35).

Muitas pessoas que trabalham para uma organização e não conseguem explicar a razão básica de sua existência, ou sua emissão, perdem-se em uma infinidade de objetivos secundários ou imediatistas. Daí a importância de compartilhar a missão da organização por todos os seus dirigentes e funcionários. (COSTA, 2007, P.35).

A missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, porque ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro.

A missão é a determinação do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, a determinação de “ onde a empresa quer ir ”. Corresponde a uma horizonte dentro do qual a empresa atuaou poderá atuar. Portanto, a missão representa a razão de ser da empresa.(OLIVEIRA, São Paulo, 2001, p.76).

A Missão da ótica veja é: Levar saúde visual, através de equipamentos ópticos de alta qualidade com profissionais preparados, para um atendimento personalizado e humanístico.
A empresa ótica veja possui uma missão determinante para que suas metas e objetivos sejam alcançados, mas na visita eaplicação do roteiro de entrevista verificou-se que alguns colaboradores não estavam informados sobre a mesma, e sabe-se que é de suma importância que seus gestores e colaboradores possam ter essa informação, que é saber qual a razão e existência da empresa. No entanto visando melhorias para organização tem que ser feito de forma objetiva o compartilhamento e divulgação do conhecimento através demeios de comunicação como:quadro de avisos,explanação nas reuniões e sistema de informação intranet, fazendo mensalmente uma provão com os colaboradores para a medição de aprendizado obtido, deixando claro aonde a empresa quer chegar obtendo o sucesso esperado.

1.5 Visão

A palavra visão tem sido utilizada em várias épocas da história, culturas e contextos, com significados muitodiferentes. Entretanto, para os fins didáticos e metodológicos deste livro, visão é um conceito operacional muito preciso que procura descrever a auto-imagem da organização: como ela se vê, ou melhor, como ela gostaria de ver no futuro.
Visão não é um mero sonho, uma utopia, uma fantasia, ou uma quimera. Para uso pratico na nossa metodologia, adotaremos as seguintes definições.
Visão é um modelomental de um estado ou situação altamente desejável, de uma realidade futura possível para a organização.
A visão deve ser definida de maneira simples, objetiva, abrangente, mais compreensível para todos, tornando-se, assim, útil e funcional para os envolvidos com a organização. A característica essencial da visão é a de que, funcionando como um alicerce para o propósito, deve ser compartilhadapelas pessoas que formam o corpo dirigente da empresa, bem como explicada, justificada e disseminada por todos os que trabalham para a organização. Por isso, deve-se introduzir um processo sistemático e estruturado que permitem construir e formular uma visão para a empresa que seja , ao mesmo tempo, clara e simples, por uma lado, e ambiciosa e inspiradora, por outro. Convicção e entusiasmodevem ser enfatizados por todos os dirigentes e colaboradores em relação a visão. Quaisquer integrantes de uma empresa que demonstrar sistemática e persistentemente, não ter “comprado” a visão de sua organização, ou dela discordar, está em uma empresa que não lhe serve. A recíproca também é verdadeira: esses colaboradores, mais cedo ou mais tarde, serão levados buscar outras oportunidades...
tracking img