Escoliose e seus problemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLIOSE E SEUS PROBLEMAS



Resumo
A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral).
A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses deum, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas. 

Palavras chaves: escoliose, tipos de escoliose e exercicios



Introdução



A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral e do tronco.
Hoje é ultrapassado descrevê-la como “um desvio lateral da linha vertical normal da colunavertebral. escoliose consiste em uma curvatura lateral da coluna vertebral com uma rotação das vértebras dentro da curva", como ainda se lê em muitas fontes sobre o assunto.

A escoliose é uma patologia que apresenta aspectos muito complexos. Por estas razões a definição proposta no Italian National Guidelines é mais completa: “é uma  deformidade estrutural complexa da coluna vertebral que liga os trêsplanos espaciais: no plano frontal, ela se manifesta com uma flexão lateral, no sagital com uma mudança nas curvaturas (muitas vezes causando a sua reversão), e no axial com um movimento de rotação”.

Escoliose Estrutural e Escoliose Funcional
Escoliose estrutural ou apenas escoliose, deve ser diferenciada da escoliose funcional que é uma curvatura espinhal secundária a causas extra-espinhaisconhecidas, como por exemplo: diferença de tamanho em membros inferiores ou assimetria no tônus dos músculos para vertebrais. Essa escoliose funcional é comumente reduzida total ou parcialmente depois que a causa é eliminada, por exemplo, na posição reclinada.

A Escoliose Idiopática representa 80% das escolioses estruturais. Esse termo foi introduzido por Kleingberg (1922) e é aplicado atodos os pacientes nos quais não é possível encontrar uma patologia específica causando a deformidade; de fato ela aparece em crianças aparentemente saudáveis e pode progredir devido a múltiplos fatores durante a cada "estirão", períodos rápidos de crescimento. Por definição a Escoliose Idiopática é de origem desconhecida e provavelmente devido a causas diversas.



Biomecânica Da Escoliose ​
Mecanismo da escoliose: Rigidez segmentar em extensão, instabilidade anterior vertebral, rotação vertebral e inclinação lateral. A rotação especifica é visível em um raio-X normal frontal, mas só pode ser avaliada com rigor em uma incidência seletiva.

Existe desde o aparecimento da curva escoliótica, também esta presente em 98°/ das escolioses torácicas e toraco-lombar, que de acordo com onumero de vértebras envolvidas e o numero de grau podemos ter idéia do potencial evolutivo. A rotação poderia ser origem do desequilíbrio que induz a torção vertebral, segundo Prediolle a rotação especifica significa a escoliose idiopática dorsal.

Na torção as vértebras estão em extensão umas em relação às outras, isolando esse componente a coluna descreve uma curva única de concavidadeposterior. Este fenômeno cria sucessivamente um dorso côncavo, plano invertebrado a cifose torácica e aumentando a lordose lombar. A deformidade ântero-posterior se da devido à torção é projetada lateralmente, dando assim uma falsa impressão de desvio essencial lateral, provoca uma posteriorização das costelas da convexidade


Avaliação Da Escoliose

A avaliação é observada se há um ombro mais alto,cabeça não centralizada com o resto do corpo, espaços desiguais entre os braços e o tronco (sinal de talhe) omoplata mais alta e possivelmente mais saliente, um lado do quadril mais evidente, coluna com deformidade evidente.
Os sinais e sintomas da escoliose são pouco exuberantes e requerem um examinador atencioso. A dor normalmente não é relatada em uma criança com escoliose e quando isso...
tracking img