Escolhas Sob Incertezas WIRSON

1389 palavras 6 páginas
Introdução
Destaca- se muitas das situações em que as pessoas fazem escolhas que envolvem algum tipo de incerteza. Em vários casos, é razoável ignorar esse problema e trabalhar sob a hipótese de certeza. Em outros casos, porém, a incerteza está na raiz do problema. Exemplos: seguros, investimentos financeiros, loterias e jogos de azar. Agentes tomam decisões que afetam as consequências econômicas de sua incerteza. Demonstra então uma teoria que permite lidar com essas questões.

Escolhas sob incertezas
Muitas das escolhas que precisam ser feitas pelos consumidores envolvem um considerável grau de incerteza. Isso ocorre devido ao medo de se arriscar e não dar certo, o que comprova um ditado popular “não troque o certo pelo duvidoso”, porém quanto maior o risco maior será o grau de rendimento, mas a questão é: qual o risco que estou correndo? Qual a chance de dar certo e qual a chance de dar errado? Neste capítulo foi apresentado como as pessoas podem reduzir ou eliminar os riscos, em alguns casos, eles podem ser reduzidos por meio da diversificação, da aquisição de seguro ou de investimento em informações adicionais.
Para poder comparar opções com diferentes graus de risco, é preciso quantificá-lo.
O valor esperado associado a uma situação incerta corresponde a uma média ponderada dos payoffs de todos os possíveis resultados, sendo as probabilidades de cada resultado utilizadas como seu respectivo peso. O valor esperado mede a tendência central, isto é, o payoff que, na média, deveríamos esperar que viesse ocorrer. Genericamente falando, quando existem dois resultados possíveis apresentando payoffs X1 e X2, sendo as probabilidades de cada resultado indicadas por Pr1 e Pr2, temos a seguinte equação para o valor esperado:
E(X)= Pr1X1 + Pr2X2 .
Quando há n resultados possíveis, o valor esperado se torna:
E(X)= Pr1X1 + Pr2X2 + ... + PrnXn.
A variabilidade é o grau de diferença entre resultados possíveis em situações incertas. A explicação econômica para o fato de um

Relacionados