Escolastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIRETRIZES E NORMAS DIOCESANAS “AD EXPERIMENTUM”
PARA O SACRAMENTO DA CRISMA

1. Os sacramentos da fé são “sinal” do amor de Deus, imagem visível de uma realidade invisível, sinal terrestre que revela e atua uma presença transcendente e santificante. Destinam-se à instrução de fé e, por palavras e coisas, alimentam, fortalecem e exprimem a mesma fé (cf. Sacrosanctum Concilium, 59). Realizamem nós o mistério de Cristo que se fez homem e, na cruz, deu sua vida por nós; morrendo, destruiu a morte, e ressurgindo, envia-nos em missão; e destinam-se à santificação dos homens, à deificação do Corpo de Cristo e, ainda, ao culto a ser prestado a Deus.


INTRODUÇÃO:

2. A vida de cristão que começou no batismo deve atingir a plenitude no sacramento da confirmação, como aconteceu comos discípulos de Jesus no Pentecostes (At 2,1-4). Nos primeiros séculos da Igreja, as celebrações do batismo, crisma e eucaristia eram conjuntas e constituíam uma profunda unidade. “Hoje, não por motivos teológicos, mas históricos e pastorais, são normalmente celebrados em momentos diferentes na vida do cristão” (cf. Estudos da CNBB n° 61, p. 11).
3. “É dever dos pais cristãos interessar-sehabitualmente pela iniciação dos filhos, na vida sacramental, suscitando e fazendo crescer neles o espírito de fé, e preparando-os para a recepção frutuosa dos sacramentos da confirmação e da eucaristia, por vezes através dos encarregados de sua formação catequética. Esse dever dos pais se manifesta também por sua participação ativa na celebração dos sacramentos” (Ritual da Confirmação n° 3).
4.“Assim o sacramento do batismo e da crisma conferem direitos, deveres e responsabilidades aos fiéis, conduzindo-os à missão... Atualmente, o sacramento designa o fortalecimento na fé, a aquisição da maturidade e o compromisso na missão apostólica” (Dicionário informativo bíblico, teológico e litúrgico com aplicações práticas).
5. “Os batizados prosseguem o caminho de sua iniciação cristãatravés do sacramento da confirmação, pelo qual recebem o Espírito Santo que o Senhor enviou sobre os apóstolos no dia de Pentecostes” (Ritual da Confirmação n° 1).
6. O ministro ordinário da confirmação é o Bispo (cf. Código de Direito Canônico cân. 882, Lumen Gentium n° 26 e Ritual da Confirmação n° 7); somente por motivos graves, o Bispo pode conceder à presbíteros a faculdade de administrar aconfirmação (cf. Código de Direito Canônico cân. 884 §2 e Ritual da Confirmação n° 8), mas em perigo de morte todo presbítero pode dar a confirmação a um cristão (cf. Código de Direito Canônico cân. 883 §3 e Ritual da Confirmação n° 7).
7. A confirmação é também chamada “Sacramento do Espírito Santo”, o mesmo Espírito que pairava sobre as águas da criação do mundo (Gn 1,1-2) e que semanifestou no batismo de Jesus (Mc 1, 9-11). Após a ressurreição Jesus disse aos apóstolos “recebam o Espírito Santo” (Jo 20,22). Em Pentecostes, o Espírito Santo vem em plenitude sobre os apóstolos reunidos com Maria (At 2,1-21).
8. Os fiéis “pelo sacramento da confirmação são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigadosà fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo devem difundir e defender tanto por palavras como por obras” (Lumen Gentium n° 11).
9. O crisma (em latim, “chrisma”), no masculino, refere-se ao óleo perfumado que se usa na administração de alguns sacramentos, também chamado Santo Crisma (em latim, “Mýron”) na Igreja do Oriente (Catecismo da Igreja Católica n° 1183), é usado como “selo do domdo Espírito Santo”.
10. “O sacramento da confirmação é conferido pela unção do crisma na fronte feita com a imposição da mão e as palavras: RECEBE, POR ESTE SINAL, O ESPÍRITO SANTO, O DOM DE DEUS. A imposição das mãos, feita sobre os confirmandos simultaneamente com a oração à Deus todo-poderoso, embora não seja indispensável para a válida administração do sacramento, deve ser considerada de...
tracking img