Escolas helenisticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HADOT, Pierre. FILOSOFIA COMO MODO DE VIDA. Editora Loyola, São Paulo, 1999.

“Apresentou-se muitas vezes o período helenístico da filosofia grega como uma fase de decadência da civilização gregacorrompida pelo contato com o oriente”. (pág. 140).

“Diz-se e repete-se que os filósofos da época helenística, diante de sua incapacidade de agir na cidade, teriam desenvolvido uma moral doindividuo e teriam se voltado para a interioridade”. (pág. 142).

“De maneira geral, os filósofos jamais renunciaram à esperança de transformar a sociedade, ao menos pelo seu exemplo de vida”. (pág. 144).“A vida filosófica foi extremamente vigorosa na época helenística, mas, desgraçadamente, só a conhecemos de maneira imperfeita; teríamos outra representação se todas as obras filosóficas escritasdurante esse período tivessem sido conservadas ate hoje”. (pág. 144).

“A filosofia helenística corresponde, efetivamente, a um desenvolvimento natural do movimento intelectual que a precedeu e tornaa defrontar-se muitas vezes com temas pré-socráticos; porem, sobretudo, ela é profundamente marcada pelo estilo socrático”. (pág. 147).

“Por volta do século IV, quase toda a atividade filosóficaconcentra-se em Atenas, nas quatro escolas fundadas por Platão (a Academia), Aristóteles (o Liceu), Epicuro (o Jardim), e Zenão (a Stoa)”. (pág. 149).
“A filosofia é amor e investigação da sabedoria,e a sabedoria é, precisamente um modo de vida”. (Pierre Hadot, pág. 154).

“Contudo para mudar seus juízos de valor, o homem deve fazer sua escolha radical: mudar toda sua maneira de pensar de ser”.(pág. 155).

“Pois, precisamente, filosofar é escolher um modo de vida, e a esse modo de vida correspondem tanto um método critico, por exemplo o dos céticos ou dos acadêmicos, dos quais tornaremosa falar, como dogmas que justificam o próprio modo de vida”. (pág. 160).

“Eis que as filosofias dogmáticas como o epicurismo e o estoicismo têm um caráter popular e missionário: as discussões...
tracking img