Escolas do planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escolas do planejamento estratégico

Escolas de planejamento estratégico é um modo especifico de abordagem ao planejamento, que inclui um processo básico, estruturando sobre alguns pressupostoslógicos e modelado com certas características específicas.


Escola posicionamento

É um processo de elaboração analítico, sistemático e prescritivo.
- Tem estratégias como formações genéricas querepresentam posições a serem assumidas para fazer face a um mercado competitivo.
- O foco é no executivo principal (agente central do processo de formulação) e o planejador assume funções deanalista.
- Surge após o livro de Michael Porter, em 1980, que acrescentou novas idéias ao pensamento estratégico, apresentando uma metodologia para a análise de indústrias e da concorrência. Enfatizando aimportância do conteúdo das estratégias e não apenas do processo de formulação, a obra de Porter chamou a atenção de acadêmicos e consultores. O posicionamento estratégico tem para Porter uma essênciabásica, que é a escolha das atividades que sejam diferentes das dos concorrentes. É isso que garantirá o chamado diferencial de competitividade – a vantagem competitiva.
- As estratégias são posiçõesgenéricas, selecionadas através de cálculos analíticos. Desse processo, formam-se estratégias desenvolvidas para serem implementadas, considerando-se um mercado altamente competitivo. Para Porter(1989, 1996), há três principais estratégias genéricas para se alcançar uma vantagem competitiva: “liderança de custo, diferenciação e enfoque”.
O modelo de Porter, em um de seus mais comentados eutilizados pontos, identifica cinco forças competitivas que influenciam a concorrência e determinam a rentabilidade de uma indústria, quais sejam: “ameaça de novos entrantes, poder de negociação dosfornecedores, poder de negociação dos compradores, ameaça de serviços ou produtos substitutos, rivalidade entre empresas existentes”.
- Essa escola atendia muito bem aos interesses dos consultores que,...
tracking img