Escolas da administração

Páginas: 9 (2158 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
Escolas da administração
Para conseguir atingir determinados objetivos, desde os primórdios da humanidade o homem associou-se a outros, para por meio do esforço conjunto, atingir o que pretendia. Desses esforços conjuntos surgiram as empresas rudimentares, que remontam a época dos assírios e babilônios entre outros. Contudo, a história da administração é recente, ela surgiu com o aparecimentoda grande empresa. O fenômeno que provocou esse aparecimento ocorreu no final do século XVIII, chegando a limiar do século XX, esse fenômeno que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução industrial.
Com a segunda revolução industrial houve um surto de progresso, acompanhado com a expansão do capitalismo financeiro, o que nos viria a permitir acriação e o funcionamento de grandes organizações empresariais.
O lançamento dos fundamentos de uma teoria geral da administração coube a dois engenheiros, e juntos deram origem a chamada escola clássica da administração.
Um deles, Frederick Taylor norte-americano, teve repercussão enorme nos meios acadêmicos e empresariais com a sua obra “Shop Management” (Gerência de Fábrica), lançada em 1903.
Ooutro, é Henry Fayol que ganhou prestígio extraordinário com seu trabalho “Administracion Industrialle et Generale”, publicado em 1916.

A escola Clássica da administração pode ser dividida em dois grupos, o primeiro liderado por Taylor, chamado “administração cientifica” e o segundo, liderado por Fayol denominado por “Teoria clássica da administração”.
A abordagem clássica da administraçãocobre assim duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas e a administrativa de Fayol com ênfase na estrutura organizacional.

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLOR)
O seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro e análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, acustos mais baixos.
Taylor tinha seu objetivo inicial voltado para eliminar os desperdícios nas industrias americanas, o que era comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos.
Para Taylor a administração deveria ser tratada e estudada cientificamente e não empiricamente, a improvisação deve ceder espaço ao planejamento e o empirismos deve dar lugar a ciência.
•Objetivos da administração cientifica:
- Eliminar os desperdícios sofridos pela industria e aumentar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
- Aumentar a eficiência pela racionalização do trabalho (tarefa)
- Aplicar os métodos da ciência (observação e mensuração) aos problemas da administração

Taylor foi o primeiro a fazer umaanalise completa do trabalho na fabrica, inclusive dos tempos e movimentos estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários de acordo com a fase de trabalho, instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.
O principio da administração cientifica era que a racionalização do trabalho devia ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa.
Taylorteve muitos seguidores de alto valor, entre os quais se destacam: Carl Barth, Henry Gautt, Harrington Emerson, Frank Gilbreth e Lilian Gilbreth.
● CRÍTICAS À ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA:
•Mecanicismo (arranjo rígido e estático das peças)
- As organizações humanas vistas como tarefas, cargos e e funções, deu-se pouca atenção as pessoas.
• Superespecialização (facilitou seleção etreinamento, mas tornou supérflua a qualificação)
- Pesquisas posteriores demonstraram que um aumento na especialização não redunda necessariamente em aumento de eficiência.

TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO (FAYOL)
Comandada por Henry Fayol a teoria clássica nasceu na França, a ênfase é posta na estrutura da organização no fundo o obejetivo das duas correntes (clássica e cientifica) é o mesmo:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escolas da administração
  • Administração nas escolas
  • Escolas da Administração
  • Escola da Administração
  • Escolas da Administração
  • Escolas da Administração
  • Escolas da Administração
  • Escolas da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!