Escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Espaço da Aula é um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações, áudios etc, importados do próprio Portal ou de endereços externos. Qualquer professor pode criar e colaborar; desenvolver aulas individualmente ou em equipe; pesquisar e explorar o conteúdo das aulas e coleções de aulas. Apesardas aulas publicadas serem validadas por outros professores, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores das mesmas.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·                     Interpretar textos que utilizam a linguagem verbal e não verbal, Reconhecer o gênero carta aberta, Identificar os elementos que compõem uma carta aberta, Interpretar e produzir cartas abertas,Conscientizar-se sobre problemas provocados pelas drogas.
Duração das atividades ,6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Presente na vida de milhões de pessoas, as drogas, ilícitas ou não, causam efeitos irreversíveis ao usuário, condenando-o a uma rotina marcada por vícios, violências e perdas. É por isso que a família e a escola devem desde cedo seatentar a esse problema que atinge principalmente os jovens, no intuito de conscientizá-los sobre os males e prejuízos trazidos pelas drogas. Sem dúvida, os alunos já terão informações a respeito desse assunto já bastante comentado na atualidade e, portanto, cabe ao professor, retomar esses conhecimentos para que, a partir disso, possa ministrar sua aula sobre a importância de se dizer não às drogas,prevenindo qualquer contato com essas substâncias. Essa prevenção pode ser feita, como os alunos já devem saber, de diversas formas, uma delas é por meio da produção de cartas abertas, com o objetivo de conscientizar e até mesmo alertar a população sobre as inúmeras consequências negativas do consumo de drogas. É esse o gênero que será abordado nesta aula para que, posteriormente, os alunos possamproduzir suas próprias Cartas abertas em relação aos inúmeros problemas causados pelas drogas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 01
 professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre as drogas na atualidade. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar os alunos sobre que problemas a sociedade tem enfrentado com o consumodesenfreado de drogas.
 
Nesse ponto, é importante o professor ressaltar não só as causas que levam as pessoas a esse caminho muitas vezes sem volta, como também as terríveis consequências dessa escolha para a vida do usuário, da família e da sociedade em geral.Para desenvolver essa discussão, os alunos, junto ao professor devem analisar a seguinte imagem, que faz parte de uma campanha educativa contrao consumo de drogas.
 

Acesso em: 05 jun. 2011.
 Observação:  
Caso os alunos não consigam visualizar o texto apresentado por essa propaganda, ela possui seu texto reproduzido a seguir na íntegra:
 
www.contraasdrogas.gov.br Tudo começa com uma balinha numa festa.Tudo termina com uma bala na cabeça. Droga não mata só o usuário. Mata também pessoas que não têm nada a ver com o vício dosoutros. O tráfico de drogas financia a violência e o crime organizado. Quem compra ou usa drogas apóia o assassinato de seres humanos. Droga mata. De qualquer jeito. Disque e denuncie: 0800 11 17 18 Campanha contra as drogas. |
 Para analisar a publicidade, o professor fará algumas perguntas oralmente, as quais servirão como base para interpretar a propaganda e promover a discussão:
 Que figura apropaganda apresenta no lado direito? O que essa figura representa?
1. O que a pessoa representada apresenta em sua boca? É um simples comprimido?
2. Por que o rosto da pessoa não aparece por completo? Que efeito isso confere à propaganda?
3. Repare nas cores utilizadas na propaganda. Que cor está predominando? Que efeito isso confere à propaganda?
4. A propaganda, em conjunto,...
tracking img