Escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade de Huambo em Angola a 13 de dezembro de 1960 e é um conceituado escritor angolano.
Estudou agronomia e silvicultura no InstitutoSuperior de Agronomia, em Lisboa. Colaborou com o jornal português ‘Público’ desde a sua fundação; na revista de domingo deste diário ‘Pública’ assinava uma crónica quinzenal. Atualmente, escreve crónicasmensalmente para a revista portuguesa ‘LER’ e semanalmente para o jornal angolano ‘A Capital’. Realiza o programa A Hora das Cigarras, sobre música e poesia africana, difundido na RTP África.
É umdos membros da União dos Escritores Angolanos.
Em 2006 lançou, juntamente com Conceição Lopes e Fátima Otero, a editora brasileira ‘Língua Geral’, dedicada exclusivamente a autores de LínguaPortuguesa. A sua obra encontra-se traduzida em mais de vinte idiomas.
Numa entrevista, o escritor responde a pergunta, "Quem é o Eduardo Agualusa?": "Quem eu sou não ocupa muitas palavras: angolano em viagem,quase sem raça. Gosto do mar, de um céu em fogo ao fim da tarde. Nasci nas terras altas. Quero morrer em Benguela, como alternativa pode ser Olinda, no Nordeste do Brasil." Perguntado se se diverteescrevendo, o autor explica: "Escrever diverte-me, e faço-o também, porque quero saber como termina o poema, o conto ou o romance. E ainda porque a escrita transforma o mundo. Ninguém acredita nisto eno entanto é a pura da verdade.

Durante a sua vida de escritor tem mais de 20 obras publicadas como por exemplo:
* A Conjura romance publicado em 1989 tendo sido o primeiro êxito do autor.* O coração dos Bosques foi a sua primeira obra poética publicado em 1991.

* A feira dos assombrados devido ao enorme número de exemplares vendidos em 1992 foi adaptada a uma Telenovela.* Estranhões e Bizarrocos primeira e única obra de literatura infantil publicada em 2000.

Devido ao seu grande êxito, José Eduardo Agualusa passou a traduzir as suas obras para mais de 20...
tracking img