Escolar cultural e escolar ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCALA CULTURAL: A FORMULAÇÃO ESTRATÉGIA COM UM PROCESSO COLETIVO
O poder focaliza interesse próprio e a cultura o interesse comum, de acordo com o ponto de vista da antropologia, a cultura esta em tudo que nos cerca, naquilo que bebemos, na música que ouvimos, na maneira pela qual nos comunicamos. A cultura é aquilo que é único, trata daquilo que diferencia uma organização de outra, uma naçãoda outra.
A cultura foi descoberta em administração nos anos 80, graças ao sucesso das corporações japonesas. Elas pareciam fazer as coisas de forma diferente das empresas americanas e, ao mesmo tempo, imitando descaradamente a tecnologia dos Estados Unidos.
A cultura pode ser estudada do ponto de vista de uma pessoa de fora ou do nativo de dentro. A primeira assume uma posição objetiva asrazões pelas quais as pessoas se comportam de determinada maneira, que são explicadas pelo caráter único. O segundo considera a cultura como um processo subjetivo de interpretação.
A cultura é essencialmente composta de interpretações de um mundo e das atividades e artefatos que as refletem. Além da cognição, essas interpretações são compartilhadas coletivamente em um processo social. Não há culturaparticulares. Algumas atividades podem ser individuais, mas sua importância é coletiva, ou seja a cultura é coletiva; a cultura organizacional é cognição coletiva, no entanto a mente da organização (crenças, tradições, hábitos, manifestações).
Premissas da Escola Cultural
1- A formulação de estratégia é um processo de interação social baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membrosde uma organização.
2- Um individuo adquire essas crenças por meio de um processo de aculturação ou socialização.
3- As crenças que sustentam sua cultura ao passo que as origens e explicações podem permanecer obscuras.
4- A estratégia assume a forma de uma perspectiva, acima de tudo, enraizada em intenções coletivas. Isso se reflete nos padrões pelos quais os recursos ou capacidades daorganização são protegidos e usados para sua vantagem competitiva.
5- A cultura não encorajam tanto as mudanças estratégicas quanto a perpetuação da estratégia existente.
Cultura e Estratégia
Estilo de tomada de decisões- a cultura age como uma filtro perceptivo, estabelece as premissas das decisões das pessoas. No entanto a escola cultural que dá vida à ala interpretativa da escolacognitiva no mundo coletivo da organização.
Resistência a mudança estratégicas – um compromisso comum com as crenças estimula a coerência no comportamento de uma organização.
Superação da resistência as mudanças estratégicas – tem se dado atenção a como superar a inercia estratégica da cultura organizacional. Lorsch sugere que os altos executivos devem aceitar, como parte principal da cultura daempresa, a importância da flexibilidade e da inovação.
Valores dominantes – dizem que as empresa bem sucedidas são dominadas por valores-chave, como atendimento, qualidade e inovação, os quais, por sua vez propiciam vantagem competitiva.
Choque de culturas – tem sido usado, por exemplo, para explicar por que a cultura a onda de fusões dos anos 80 não correspondeu às expectativas. Embora a combinaçãode duas empresas faça sentido do ponto de vista “racional’ do produto ou do mercado, as diferenças culturais menos evidentes podem servir para desfazer a união.
As principais críticas feitas a esta escola são:

 - Falta de clareza conceitual, por parte dos autores suecos;
 
-As mudanças podem ser desencorajadas, com o favorecimento da consistência;
 
-Como estrutura explicativa, a abordagemiguala vantagem estratégica e singularidade organizacional;
 
-A teoria explica com facilidade aquilo que já existe, em vez de cuidar das questões difíceis do que pode vir a existir. As principais contribuições feitas a esta escola são:
 
-Contra o individualismo da escola do design, cognitiva empreendedora;
 
-Trabalho em equipe;
 
-A formação da estratégia torna-se a administração...
tracking img