Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Body art?
A Body Art (do inglês, arte do corpo) está associada à arte conceitual e ao minimalismo. É uma manifestação das artes visuais onde o corpo do artista é utilizadocomo suporte ou meio de expressão.
O espectador pode actuar não apenas de forma passiva mas também como voyeur ou agente interativo. ia de regra, as obras de body art, comocriações conceituais, são um convite à reflexão.
Foi na década de 1960 que essa forma de arte se popularizou e se espalhou pelo mundo. Há casos em que a body art assume o papel de ritual ouapresentação pública, apresentando, portanto, ligações com o Happening e a Performance. Outras vezes, sua comunicação com o público se dá através de documentação, por meio de videosou fotografia.
Suas origens encontram referências no início do séc.I na premissa de Marcel Duchamp em que "tudo pode ser usado como uma obra de arte", inclusive o corpo. Além deDuchamp, podem ser considerados precursores da body art o francês Yves Klein, que usava corpos femininos como "pincéis vivos", o americano Vito Acconci e o italiano Piero ManzoniExtremos do body art
Algumas das criações mais perturbadoras da body art foram realizadas durante protestos por direitos humanos relacionados à Guerra do Vietnã e ao Watergate.
Outrosartistas criaram obras calorosas, que implicavam atos de automutilação e autoflagelação. Essas obras chegaram ao seu extremo com os Ativistas de Viena (ou accionistas) e com o tambémaustríaco Rudolf Schwarzkogler.
Principais artistas:
* Bob Flanagan
* Bruce Nauman
* Chris Burden
* Dennis Oppenheim
* Gina Pane
* Marina Abramovic
*Mona Hatoum
* Piero Manzoni
* Rudolf Schwarzkogler
* Stuart Brisley
* Vito Acconci
* Yves Klein
* Youri Messen-Jaschin
João Pedro Lopreto P. Nº17 / 1ºA
tracking img