Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Causas de Internações Hospitalares entre Idosos Institucionalizados no Setor de Clinica Médica em um Hospital Público de Juazeiro do Norte

Autora: E. Silva do Carmo Gonçalves¹, C. Miguel dos Santos²

Resumo

O envelhecimento constitui uma fase importante da vida do ser humano, pois se trata de um processo de transformações biopsicossociais pertinente ao tempo, e em algumascircunstâncias é acompanhado por alterações patológicas. Nos últimos anos vem-se observando consideráveis mudanças nas condições de saúde da população idosa decorrentes de transformações no perfil epidemiológico populacional em todo o mundo. Tais alterações fomentaram o interesse em identificar as principais causas de internações hospitalares entre idosos no setor de clinica médica em umhospital público de Juazeiro do Norte - CE. Objetivando refletir sobre as condições de saúde da população em estudo e conhecer as patologias identificadas neste. A pesquisa é de natureza descritiva, documental, com abordagem quantitativa. A população foi composta por prontuários de idosos internados no primeiro trimestre do ano de 2011, obedecendo aos critérios de inclusão proposto para a pesquisa,analisou-se 50% dos prontuários, a partir de formulários para coleta de dados. Para a análise, os dados foram dispostos em tabela. A pesquisa embasou-se nos aspectos éticos e legais conforme institui a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde para o seu desenvolvimento. Assim pode-se verificar uma alta incidência de doenças relativas ao aparelho respiratório, seguidas por doenças do aparelhocardiovascular, digestivo, endócrinas e nutricionais, do sistema nervoso central, geniturinário e ainda uma considerável incidência de quedas. Os dados aqui relatados não se mostram muito divergentes dos observados em outras regiões brasileiras, o que revela a necessidade de implantação de ações de saúde mais eficazes e eficientes direcionadas a essa faixa etária a fim de proporcionar melhoriasassistenciais e consequente diminuição das internações hospitalares.




Palavras-chaves: Saúde; Envelhecimento; Internação.


1 Introdução

O envelhecimento constitui um marco importante na vida do ser humano, pois trata-se de um processo normal de transformações biopsicossociais inerentes ao tempo, que arrastam-se por toda a vida. Diversos fatores biológicos e patológicos atuam nodesenvolvimento desta etapa do ciclo da vida (CIRILO, 2010).
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS (2006), é considerado idoso aquele indivíduo residente em países desenvolvidos, com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, e para os que habitam em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, todo aquele a partir de 60 anos de idade (BRASIL, 2008).
Segundo oInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa de vida ao nascer do brasileiro, para ambos os sexos, subiu para 71,3 anos em 2003, um aumento de 0,8 anos em relação ao ano 2000 (BRASIL, 2010b). Neste contexto, estão inseridos vários fatores que possibilitam melhores condições de vida a população, como moradia, saneamento básico, acesso a bem de consumo e serviços de saúde.É importante salientar que a longevidade e a maior expectativa de vida além dos 60 anos de idade, dependem de vários fatores, que envolvem o estilo de vida, onde se pode destacar a obesidade, o estresse, o sedentarismo, o etilismo e o tabagismo, como também fatores sociais, econômicos, políticos e culturais.
De maneira geral, grande parte dos idosos são acometidos por Doenças e AgravosNão Transmissíveis (DANT), tais como Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), doenças cardiovasculares, cânceres, doenças do aparelho respiratório e a demência.Tais patologias são de caráter crônico-degenerativas e potencialmente incapacitantes.Conforme o Ministério da Saúde, as DANT são responsáveis pelo aumento da morbi-mortalidade, e por aproximadamente 70% (setenta...
tracking img