Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de História- 2ª Prova- 3º Bimestre
CAPÍTULO 7- INDUSTRIALIZAR, PROGREDIR E TRANSFORMAR
Capital é conjunto de bens no comércio ou na produção. Capitalismo é a busca pela abertura econômica e acúmulo de capitais. Pensadores elaboraram teorias sobre o capital e o capitalismo. Em especial os alemãe Karl Marx e Marx Weber:
* Karl Marx: O capitalismo só existia nas sociedades em quepredominava o pagamento de um salário ao trabalhador e teria iniciado a partir das últimas décadas do século XVIII (Após a revolução industrial).
* Marx Weber: O capitalismo era uma economia baseada no mercado, na compra e venda de mercadorias. Como a produção estava voltada ao mercado, havia capitalismo (comercial). O período compreendido do século XV ao XVIII seria capitalista por ter prevalecido,nesta época, políticas mercantilistas.
Enquanto uma valorizava a economia de mercado, a outra destaca as relações de produção entre os que trabalham e os que detêm o controle dos meios de produção. Essa era a diferença entre elas, embora tais interpretações se toquem em vários pontos.
No século XIX, consolidou-se o capitalismo e a sociedade industrial = a concentração da população em zonasurbanas, a formação de um mercado de trabalho assalariado, o predomínio dos bens industrializados na economia, a concentração da riqueza e do capital em grandes empresas e a venda desses produtos para o mercado mundial.
Antes a produção se concentrava na energia retirada da água e da madeira. Com a revolução, a fonte deixou de girar em torno da água e da madeira e passou para o carvão, depois para oferro, dando origem as ferrovias.
A era da ferrovia começou mesmo na Inglaterra em 1829, com a linha entre o porto de Liverpool e a cidade de Manchester. Rapidamente a Inglaterra passou a ser cortada por linhas ferroviárias. As rodovias romperam as barreiras e ultrapassaram o território inglês. Os industriais britânicos dominaram os mercados mundiais, reduziram custos e lucraram como nunca.Assim nasceu o Leão Britânico (império que se agigantava a olhos vistos). A Inglaterra tornou-se a locomotiva do mundo.
A implementação de ferrovias exigia muito capital e só depois de muito tempo dava lucro. Na Inglaterra tudo foi financiado pela iniciativa privada, pela burguesia, tinha participação efetiva dos grupos urbanos; o Estado apenas concedia ou negava licenças para a implementação. Já naAlemanha e na França não existia uma classe burguesa que pudesse financiar esse meio, então houve a necessidade da intervenção do Estado para o financiomento das construções. Muitas vezes também receberam ajuda da Inglaterra e de alguns investidores.
Um grande número de trabalhadores abandonaram o campo e foram para a cidade. Com o êxodo rural, muitas pessoas partiram em busca de trabalho e osempregos não eram suficientes. Este fato gerou um grande número de desempregados morando nas ruas e que se entregaram ao alcoolismo e ao marginalismo. Isso fez com que a população tivesse uma má impressão e os denominassem de “classes perigosas”.

CAPÍTULO 10- OS TRABALHADORES VÃO À LUTA
Com a industrialização, os sindicatos lutaram por melhores salários e condições de trabalho. O Estado apenasreprimia as manifestações operárias. Em 1799 o Parlamento britânico aprovou a combination law, que proibia a associação dos trabalhadores, o sindicato. Ao longo do século XIX, a classe operária inglesa se organizou contra os abusos do capitalismo, promovendo ações que iam desde a destruição de máquinas até a luta pelo direito de voto.
A industrialização na Inglaterra trouxe, ao longo do tempo,benefícios para toda a sociedade, aumento de produção e riqueza. Mas também acabou gerando sofrimento para os trabalhadores, pela ausência de leis que colocassem limites nos patrões. O poder concentrava-se nas mãos de poucos e o índice de desemprego era alto. Esses fatores acabaram desencadeando projetos como os socialistas e anarquistas.
A vida social baseada nos costumes tradicionais perdia...
tracking img