escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Descoberta da radioatividade, estudos das emissões alfa, beta e gama

Radioatividade: é a propriedade que alguns tipos de átomos instáveis apresentam de emitir energia e partículas subatômicas, oque se convenciona chamar de decaimento radioativo ou desintegração nuclear. As teorias físicas modernas atribuem a origem da radioatividade a um grau de instabilidade interna do átomo (nuclídeo pai),que ao se converter em outro átomo (nuclídeo filho) alcança maior estabilidade.

Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade, ele estudava os efeitos da luz solar    sobredeterminados materiais fluorescentes, como o minério de urânio. À espera da melhora do tempo, que se apresentava nublado, guardou a amostra do minério numa gaveta. Ao retirá-la, alguns dias mais tarde,Becquerel observou que a pedra havia emitido radiações mesmo no escuro e obteve a primeira prova da existência da radioatividade natural.
- Os estudos realizados sobre o fenômeno da radioatividade, apartir do final do século XIX, comprovaram a existência de três tipos de radiações emergentes do interior dos átomos: os raios alfa, os raios beta e os raios gama.
Raios alfa (α): também chamada departículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4. De natureza eletropositiva eidentificados como feixes de núcleos de hélio, os raios alfa são altamente energéticos e emitidos pelos elementos radioativos a milhares de quilômetros por segundo. São também chamados partículasalfa. Apesar de seu elevado conteúdo energético, possuem baixa penetrabilidade e são facilmente detidos por folhas de papel, de alumínio e de outros metais.
Raios beta (β): raios beta ou partículas beta,são elétrons, partículas negativas com carga  – 1 e número de massa 0. Essas partículas não são constituintes do núcleo, mas surgem durante o decaimento beta, quando o núcleo emite elétrons (ou...
tracking img