Escola

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
Palestra sobre teatro e censura no regime militar ocorre em 26 de setembro na Udesc
Ministrada por Carlos Fico, professor da UFRJ, a palestra trará como temática a censura no teatro durante aditadura militar no Brasil

13
setembro
2013
Palestra teatro e sensura no regime militar
Carlos Fico – professor de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – ministra no dia 26 desetembro, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a palestra “Teatro e Censura no Regime Militar”. O evento ocorre no auditório do bloco amarelo do Centro de Artes (Ceart), às 14h, comentrada gratuita. O conteúdo da palestra é resultado de anos de pesquisa e estudo sobre a historiografia brasileira contemporânea.

A palestra aborda como a censura era aplicada na área teatral duranteo regime militar, focando em como os movimentos artísticos, principalmente o teatro, tinham sua expressão artística podada. “Em comparação com outros meios como a TV e o cinema, o teatro nãorepresentaria, a princípio, grande ‘perigo’ por causa do público pouco numeroso que atingia. Porém, sua censura não foi pequena, o que expressa uma aparente contradição do regime” – ressalta Fico, que tambématuou no movimento estudantil de1977 a1981.

Após a defesa de seu doutorado, intitulado Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil, Carlos Fico teve acesso a acervosinéditos da documentação secreta da ditadura, o que acrescentou ainda mais em seus estudos sobre a censura gerada pela ditadura militar na época. É, também, autor de diversas obras que abordam essetema, inclusive ganhou o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional pela obra “O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira”, publicado em 2008.

O evento é promovido peloPrograma de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Udesc, sob coordenação do doutorando Eder Sumariva Rodrigues, que vem desenvolvendo pesquisa nessa área de estudos. A palestra conta o apoio da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola
  • Escola
  • Escola
  • A escola
  • escola
  • Escola
  • Escola
  • escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!