Escola

Páginas: 2 (285 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
Isótopos

As bombas atômicas, cujo princípio se baseia nas gigantescas quantidades de energia desprendidas durante as reações de fissão nuclear, utilizam como matéria-prima o isótopo 235do urânio.
Isótopos são átomos de um mesmo elemento que diferem entre si quanto ao número de massa (quantidade de prótons e nêutrons no núcleo), motivo pelo qual apresentam propriedadesfísicas diferentes, mas comportamentos químicos semelhantes.
Aplicações
Os isótopos têm inúmeras aplicações na medicina, na indústria e na pesquisa científica. O isótopos radioativos sãocomprovadamente eficazes como traçadores em alguns métodos de diagnósticos. Por serem quimicamente idênticos aos isótopos estáveis, tomam seu lugar nos processos fisiológicos e podem serdetectados com equipamentos como o espectrômetro de raios gama.
O iodo 131 se emprega para avaliar, por exemplo, a atividade da glândula tireóide, onde o isótopo se acumula. Usa-se o fósforo 32para identificar tumores malignos, porque as células cancerosas tendem a acumular fosfatos em quantidade maior do que as células normais. Isótopos radioativos como o cobalto 60 e o césio 137são usados no tratamento do câncer, para minimizar os prejuízos causados a células vizinhas aos tumores.
Entre as aplicações industriais dos radioisótopos, a mais importante é a geração deenergia a partir da fissão nuclear do urânio, nos reatores nucleares. Os isótopos radioativos também podem ser usados para medir a espessura de lâminas plásticas e metálicas e para induzirmutações genéticas em plantas, com a finalidade de obter espécies vegetais mais resistentes. A pesquisa geológica e arqueológica fez sensíveis progressos com a utilização de técnicas de dataçãoradiométrica, principalmente com o carbono 14, que ajudou a reconstituir a seqüência de eventos pré-históricos e históricos e a determinar a idade de fósseis e restos arqueológicos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola
  • Escola
  • Escola
  • A escola
  • escola
  • Escola
  • Escola
  • Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!