Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
do poder, devem restringir-se a seus respectivos papéis.
Feedback daresposta:
O próprio fragmento acima indica que trata-se que o governante e o governadodevem exercer os seus papéis. O trecho indica que o súdito deve manter areverência ao governante. Neste sentido, as demais alternativas estão incorretas pois não se trata da alternância do poder.



Pergunta 6
1 em 1 pontos
Oconceito de “ consciência coletiva” elaborado por Émile Durkheim está baseado no pressuposto de que existe entre os fatos sociais uma natureza coletiva de tal modo que asconsciências individuais aparecem subordinadas ao pensamento orientado por regrascompartilhadas por um determinado grupo social. Isso significa que:
RespostaRespostaSelecionada: b.
A consciência coletiva estaria espalhada por todasociedade, impondo-sesobre as vontades individuais através das sanções legais e espontâneas.
RespostaCorreta: b.
A consciência coletiva estaria espalhada por toda sociedade, impondo-sesobre as vontades individuais através das sanções legais e espontâneas.
Feedback da resposta:
A consciência coletiva se impõe como superior as formas de consciênciaindividual imponde regras de conduta e valores.Atua de forma coercitiva poisimpõe sanções àqueles que não seguem as regras estabelecidas. É possívelexemplificar com a formas de preconceito e discriminação presentes em nossasociedade contra homossexuais e drogados.



Pergunta 7
1 em 1 pontos
Observe alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão (França,26/08/1789):

“Art.1 – Os homens nascem e permanecem livres eiguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas senão na utilidade comum.”< /font>

“Art. 2 – O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais eimprescritíveis do homem. Estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e aresistência à opressão.”< /font>

“Art. 3- O princípio de toda soberania reside essencialmente na nação. Nenhum corpo,nenhumindivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.”As idéias acima mostram que Revoluções Burguesas representaram uma ruptura em relação:
RespostaRespostaSelecionada:c.
As ordens política, econômica e social, ou seja, ao teocentrismo, ao trabalhoartesanal e independente, bem como os costumes feudais.
Resposta Correta:c.
As ordens política, econômica e social, ou seja, aoteocentrismo, ao trabalhoartesanal e independente, bem como os costumes feudais.
Feedback da resposta:
As Revoluções burguesas contribuíram para por fim aos valores da sociedadefeudal, tal qual a ordem social estamental, o poder político e ideológico da igreja.


Contribuiu para o desenvolvimento de novas formas de produzir mercadorias,retirando a importância econômica da produçãoartesanal.



Pergunta 8
1 em 1 pontos
“ A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novassituações , como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidadeindustrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho nafábrica, etc.”(MARTINS. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1992) .

A partir do fragmento acima, qual a função da Sociologia?
RespostaResposta Selecionada:d.
Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas.
Resposta Correta:d.
Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas.
Feedback daresposta:
A função da sociologia é investigar os problemassociais tendo como referênciaa ciência. Não é uma ciência que esteja a serviço de qualquer um dos grupossociais em luta, seja a classe dominante ou a população pobre.



Pergunta 9
1 em 1 pontos
“A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que elessão coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com amaneira como...
tracking img