Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ovogênese é uma sequência de eventos através dos quais as células germinativas primitivas denominadas ovogônias, se transformam em ovócitos maduros. A preparação é a de ovário de rata – coloraçãoHE .Os primeiros objetivos consistem na identificação do córtex do ovário (região periférica) e da medula ovariana (região central). A região da medula ovariana é composta por grandes vasos e tecidoconjuntivo.

A  região do córtex do ovário,é composta por tecido conjuntivo (estroma) nessa região podemos observar Epitélio Simples Ovariano, Albugínea ovariana que  aparece como fibras doconjuntivo, e os diversos tipos de folículos.

Os primeiros folículos são os primordiais, caracterizados pelas suas células foliculares planas e o ovócito primário; logo em seguida estão os folículosprimários caracterizados por ter uma única camada de células que agora já são cúbicas e o ovócito (ainda primário), possuindo também a zona pelúcida (camada acelular, de glicoproteínas, que envolve oovócito).Os folículos primários continuam aumentando de tamanho e quando passam a ter pelo menos duas camadas de células são caracterizados pelos folículos secundários. Nesse tipo de folículo aparecem unsespaços cheios de fluidos entre as células da granulosa que posteriormente irão coalescer e dar origem ao antro. 

Os folículos terciários, maduros ou de Graaf são caracterizados pela presença do ovócito,da zona pelúcida, antro folicular (cavidade preenchida com líquido), camada da granulosa, as tecas foliculares que envolvem a camada granulosa (dividias em duas: a teca externa- que apresenta aspectofibroso - e a teca interna - apresenta vasos sanguíneos), e o cumullus oophorus, uma camada de células foliculares que circundam o ovócito, neste caso secundário. Nesse estágio os folículos já estãoenormes só esperando o momento pra a liberação do ovócito.

Ainda há os folículos atrésicos. Como em cada ovulação só um ovócito é liberado, os que não são liberados entram em atresia,ou seja,...
tracking img