Escola e familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA E FAMÍLIA: UMA RELAÇÃO DE AJUDA NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO

Rosangela Maria dos Santos Rigo 1

RESUMO O presente trabalho versa sobre a importância da escola e da família manter uma relação de ajuda na formação do ser humano. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde constatou-se que a relação escola X família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação,construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança/adolescente.

PALAVRAS-CHAVE: família – escola – parceria – humanização

INTRODUÇÃO O presente artigo apresenta uma reflexão acerca do tema “Escola e família: uma relação de ajuda na formação do ser humano”. Dessa forma, procura-se evidenciar aimportância da parceria família X escola, pois vive-se numa época em que a conturbação e a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano, a sociedade fundamenta-se no individualismo e o coletivo fica banido a uns poucos sobreviventes. As crianças e adolescentes inseridos nesse contexto, sofrem seqüelas de um mundo dominador. E sendo seres sociais por si mesmo, sofremquando não conseguem desenvolver suas potencialidades. É neste prisma que a integração escola X família se sobressai para o pleno desenvolvimento infantil, sendo uma fascinação envolvente, podendo estar presente em toda e qualquer manifestação cotidiana. Assim sempre que aplicada, torna-se evidente o valor da mesma, tanto no aspecto físico, intelectual, moral, espiritual e social, já que se fundamentana interferência dos processos vitais e culturais. Onde os sonhos e fantasias infantis serão transportes para realizações da vida.
1

Graduanda do Curso de Letras – Licenciatura Plena em Português/Inglês e Respectivas Literaturas, oferecido pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP INTERATIVA, Unidade de São Borja, RS. RA: 61342. E-mail:rosangela.rigo@terra.com.br

Inicialmente, pode-se afirmar que nos dias atuais a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da interação desse trabalho em conjunto, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem do educando/filho, os quais contribuirão na formação integral do mesmo. Nesse sentido, é importante citar Içami Tiba (1996,p.140) que diz: “O ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno”. Desde a mais tenra idade, a criança se desenvolve plenamente quando estimulada e incentivada, buscando alternativas de ação, pois a condutafamiliar e escolar propicia relações sociais e individuais. Dessa forma, ela terá maior oportunidade de assimilar a realidade, seja através da liquidação de seus próprios conflitos, das compensações de necessidades insatisfeitas ou de novas alternativas de busca. Para Gokhale (1980), a família não é somente o berço da cultura e a base da sociedade futura, mas é também o centro da vida social. A educaçãobem-sucedida da criança na família é que vai servir de apoio à sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto. A família tem sido, é e será a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas. Assim, pode-se dizer que as crianças precisam sentir que fazem parte de uma família. Segundo Lancam:
a importância da primeira educação é tãogrande na formação da pessoa que podemos compará-la ao alicerce da construção de uma casa. Depois, ao longo da sua vida, virão novas experiências que continuarão a construir a casa/indivíduo, relativizando o poder da família (LANCAM, 1980 apud BOCK, 1989, p. 143).

Partindo da idéia que a família é a base para qualquer ser humano, não fazendo referência aqui somente à família com laços de...
tracking img