Escola e democracia i - a teoria da curvatura da vara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola e Democracia I
A teoria da curvatura da vara


Nesse texto, o autor tenta examinar como se desenvolve o ensino, que finalidades ele busca atingir, que procedimentos ele adota para atingir suas finalidades, em que medida existe coerência entre finalidades e procedimentos.
Segundo o ele, quando mais se falou em democracia no interior da escola, menos democrática foi a escola; e quandomenos se falou em democracia, mais a escola esteve articulada com a construção de uma ordem democrática.
Na antiguidade grega, o ser humano, era identificado com o homem livre; o escravo não era ser humano, consequentemente a essência humana só era realizada nos homens livres.
Durante a idade média, essa concepção essencialista recebe uma inovação, pois, os homens ao serem criados tem seusdestinos previamente definidos, e a diferenciação entre servos e senhores estava marcada na própria concepção da essência humana.
A pedagogia da essência faz uma defesa da igualdade essencial dos homens, que funda-se na liberdade, que demanda uma reforma na sociedade.
Rousseau defendia que a natureza é justa, é boa. As desigualdades são geradas pela sociedade. Esse raciocínio não significa outracoisa senão colocar diante da nobreza e do clero a idéia de que as diferenças, os privilégios de que eles usufruem não eram naturais e muito menos divinos, mas eram sociais.
Os homens são essencialmente livres; essa liberdade se funda na igualdade natural, ou melhor, essencial do homens, e se eles são livres, então podem dispor de sua liberdade, mediante contrato, fazer ou não concessões. Esseé o fundamento jurídico da sociedade burguesa. Formalista, mas, é sobre essa base de igualdade que vai se estruturar a pedagogia da essência e, assim a burguesia se torna a classe dominante, e, se tornando a classe dominante, estrutura os sistemas nacionais de ensino e vai escolarizar a educação para todos. escolarizar todos os homens era condição de converter os servos em cidadãos, era condição deque esses cidadãos participassem do processo político, e, participando do processo político, eles consolidariam a ordem democrática. Ou seja, a escola era proposta como condição para a consolidação da ordem democrática.
Com a evolução da história, a participação política das massas entra em contradição com os interesses da burguesia. Na medida em que a burguesia, de classe em ascensão,portanto, de classe revolucionária, se transforma em classe consolidada no poder, aí os interesses não caminham mais em direção à transformação da sociedade. É nesse sentido que ela já não está mais na linha do desenvolvimento histórico, mas contra a história. A história se volta contra os interesses da burguesia. Então, para a burguesia defender seus interesses, ela não tem outra saída senão negar ahistória. É nesse momento que a escola tradicional vai propor a pedagogia da existência. Essa pedagogia tem caráter reacionário, isto é, vai contrapor-se ao movimento de libertação da humanidade em seu conjunto, vai legitimar as desigualdades, legitimar a dominação, a sujeição, os privilégios.
Para Saviani, a crença que a escola nova prega de que o método tradicional é pré-científico é falsa. Istoporque o chamado ensino tradicional não é pré-científico e muito menos medieval. Esse ensino tradicional que ainda predomina hoje nas escolas se constituiu após a revolução industrial e se implantou nos chamados sistemas nacionais de ensino configurando amplas redes oficiais, no momento em que, consolidado o poder burguês, aciona-se a escola redentora da humanidade, universal, gratuita eobrigatória como um instrumento de consolidação da ordem democrática.
A escola nova para ele não é democrática, pois, o próprio abandono da busca da igualdade é justificado em nome da democracia. Pois, não são todos os que são educados através desse novo “método”, mas apenas pequenos grupos. E os homens do povo continuam sendo educados segundo o método tradicional.
A escola nova para Saviani apenas...
tracking img