Escola e comunidade no processo democrático

Páginas: 13 (3126 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
DAINE VIEIRA

ESCOLA E COMUNIDADE NO PROCESSO DEMOCRÁTICO

Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia Educação Infantil e Séries iniciais, da Faculdade Luterana do Brasil (ULBRA)

RIO GRANDE
2009

TÍTULO: ESCOLA E COMUNIDADE NO PROCESSO DEMOCRÁTICO
AUTOR: ADNE VIEIRA

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo a importância da participação da comunidade na escola. Efetuou-seuma pesquisa bibliográfica, onde percebe-se claramente , através dos autores estudados a importância da relação Comunidade x Escola para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Essa visão, certamente, contribui para que tenhamos uma maior clareza do que podemos fazer no enfrentamento das questões sócio-educativas no conjunto do movimento social. As ações de caráter pedagógico que as escolaspodem dirigir para favorecer as famílias devem fazer parte de seu projeto e para que isso possa acontecer é fundamental que as ações em favor da família sejam desenvolvidas e presididas pelos princípios da convergência e da complementaridade.

Palavras - chave: educação, comunidade, escola
INTRODUÇÃO

Este artigo aborda assuntos relativos a interação Escola/Comunidade e seu reflexo no processoeducacional, na transformação da estrutura escolar e social, traçando um paralelo entre a teoria e a prática, com o propósito de uma sociedade mais democrática, sem exclusões e com melhores condições de vida para todos os indivíduos.
Entende-se que a educação é uma ação comunitária, é diálogo, encontro e comunicação de um ser com o outro. A escola deve institucionalizar este caráter social epolítico da natureza humana, não pode ser vista como um espaço isolado e artificial. Paviani (1988) diz que a compreensão de não é a Escola que reúne os indivíduos, mas a necessidade de educação que dá origem á Escola, fundamenta o significado comunitário da Escola.
A educação como instrumento de participação política e incumbida da cidadania acarreta profundas modificações sócio-educacionais. Éum processo lento, complexo e profundo. O papel do educador neste processo é o de atuar junto com os indivíduos, na estruturada sociedade, comprometido em acabar com as desigualdades sociais, injustiças, pobreza política e ainda educar com cidadãos ativos, no sentido de serem capazes de participar nas decisões coletivas e críticas para refletir sobre as mesmas, tornando-se assim, sujeitoshistóricos, conscientes do seu papel transformador na sociedade.
O educador como trabalhador social da educação tem de clarificar o projeto de sociedade que defende, pois este determina seu papel e seus métodos de ação. Somente os professores que trabalham junto com seus alunos de forma crítica e eticamente fundamentada, permitem o discernimento entre os valores, o interesse individual e social. Esteeducador está comprometido em mudar a estrutura social, tornando-a mais justa, igualitária e menos excludente.
Este trabalho tem como meta proporcionar um momento de análise e reflexão sobre a importância da participação da Comunidade da Escola, visando a melhoria da aprendizagem, tornando nosso aluno acima de tudo, cidadão.

1.A ESCOLA E SUA FORMAÇÃO
Hoje se precisa pensar as relações entreEscola e Comunidade,é porque estas relações não são naturais e, possivelmente encontre-se em crise pela perda do caráter comunitário da Escola.
No momento atual, o principal papel da Escola é formar cidadãos, pessoas criativas capazes de interpretar a realidade, geradoras de alternativas e conscientes do seu papel transformador na sociedade.
A escola deve preparar o educando para o exercício dacidadania e vislumbrar a integração Escola / Comunidade como um fator fundamental na construção desta. A Escola precisa mais do que ensinar conteúdos, precisa desenvolver um trabalho que sensibilize os indivíduos para os problemas de suas Comunidades e que os motive a participar da elaboração de possíveis soluções.
Ano a ano a história se repete, sabe-se que o trabalho da Escola tem-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Desvirtuamento do Processo Democrático na Escola.
  • A escola e a comunidade
  • A comunidade na escola
  • Comunidade e escola
  • ESCOLA E COMUNIDADE
  • escola comunidade
  • Escola e Comunidade
  • A Escola e a Comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!