ESCOLA SENAI BONIFÁCIO ALMODÓVA RICARDO GUSMÃO

334 palavras 2 páginas
ESCOLA SENAI BONIFÁCIO ALMODÓVA

THÁGNA GOMES DA SILVA

ACIONAMENTO DE MOTORES ELÉTRICOS

VILHENA, 2015
THÁGNA GOMES DA SILVA

ACIONAMENTO DE MOTORES ELÉTRICOS

Trabalho de acionamento de motores elétricos , para obtenção de nota da Disciplina de Acionamento de Dispositivos atuadores do curso de Automação Industrial, sob orientação do Prof. Ricardo Gusmão .

VILHENA, 2015
Sumário
1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. CIRCUITO DE FORÇA 6

1. RESUMO

Motor elétrico é uma máquina destinada a converter energia elétrica em energia mecânica. É o mais utilizado de todos os motores elétricos, pois combina a facilidade de transporte, economia, baixo custo, limpeza e simplicidade de comando. São máquinas de fácil construção e fácil adaptação com qualquer tipo de carga.
O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque.

2. INTRODUÇÃO

A referida disciplina tem como objetivos principais, fornecer os conhecimentos básicos necessários para os projetos de circuitos elétricos para o acionamento de máquinas elétricas. Conhecer e dimensionar os principais dispositivos de comando e proteção utilizados nos circuitos de comandos elétricos.
Você já imaginou o que acontece quando você aciona o comutador que liga a luz, a televisão, o aspirador de pó ou o computador de sua casa? O que o ato de acionar o comutador realiza? Em todos esses casos, você estará completando um circuito elétrico e permitindo que uma corrente, ou fluxo de elétrons, percorra os fios.
Neste trabalho, aprenderemos mais sobre dois tipos básicos de circuito elétrico.
3. CIRCUITO DE FORÇA

Transferem e controlam grandes volumes de eletricidade. As linhas de energia e os sistemas de cabos elétricos que abastecem casas e empresas servem como

Relacionados