Escola Primária e Centro Familiar Mesterfjellet

1085 palavras 5 páginas
Escola Primária e Centro Familiar Mesterfjellet / CEBRA
Arquitetos: CEBRA, SPINN Arkitekter, Various Architects
Localização: Larvik, Noruega
Área: 6000.0 m2
Ano do projeto: 2014
Fotografias: Mikkel Frost, Jiri Havran
Colaboradores: Various Architects (da competição à proposta), SPINN Arkitekter (do detalhamento à finalização)
Paisagismo: Østengen & Bergo
Interiores: Berg-Larsen
Gerenciamento de Projeto: OPAK
Construtora: Buer Entreprenør

Do arquiteto. A nova Escola e Centro Familiar Mesterfjellet combina teoria pedagógica contemporânea com ambientes de ensino variados, eficiência energética passiva e um excelente clima interior em uma escola de 5 pavimentos, para 572 alunos, em um terreno urbano em Larvik, na Noruega. A escola é uma colaboração entre o escritório de arquitetura dinamarquês CEBRA e os colaboradores noruegueses Various Architects, SPINN Arkitekter e os paisagistas Østengen & Bergo. A Escola Mesterfjellet cria um quadro para um universo educacional animado e multifacetado, com grande variação espacial que suporta as suas variadas funções: uma arena de aprendizagem e ensino, um local de trabalho e um ponto de encontro social.
O espaço vertical.
Ao trazer o esquema de uma típica escola com átrio central, o espaço central introvertido, com sua claraboia, se transforma em um espaço central extrovertido, com muita luz natural e vistas para o parque infantil externo. As funções comuns da escola, que normalmente são colocadas no piso térreo, foram espalhadas verticalmente por todo o edifício. Esta organização transparente e incomum combina as melhores qualidades das escolas-átrio tradicionais e compactas com as mais "espalhadas" escolas com plantas abertas.
O espaço central vertical é o coração do edifício e funciona como um ponto de apoio para as atividades dos estudantes. A escada espiral de cor magenta se torna um marco no espaço cria um caminho convidativo e animado para os alunos. A planta compacta gera curtas distâncias internas entre as salas

Relacionados