Escola Pitagória

3788 palavras 16 páginas
ESCOLA PITAGÓRIA
1. BIOGRAFIA
Pitágoras era matemático, filósofo, astrônomo, músico e místico grego. Nasceu na ilha de Samos (Grécia). Viajou por todo o Egito e visitou a Babilônia em busca de conhecimento. Por volta de 530 a.C. estabeleceu-se em Crotona, colônia grega no sul da Itália e ganhou discípulos que vieram a ser conhecidos como os “pitagoreanos”.
Pitágoras é uma figura extremamente importante no desenvolvimento da matemática, sendo frequentemente considerado como o primeiro matemático puro. No entanto, pouco se sabe sobre as suas realizações matemáticas, pois não deixou obra escrita e, além disso, a sociedade que ele fundou e dirigiu tinha um caráter comunitário e secreto. Além de filosófica e religiosa, como vimos, a influencia dos Pitagóricos também foi notável no campo político.

Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônias gregas na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.

A Escola Pitagórica defendia o princípio de que a origem de todas as coisas estava nos números, o atomismo numérico.
Ao longo da sua vida, Pitágoras viajou por vários países, tendo aprendido muitos conhecimentos matemáticos com os egípcios e os babilónios. Entre outros, dois filósofos com que Pitágoras estudou e que influenciaram as suas ideias matemáticas foram Tales de Mileto e o seu pupilo Anaximander.

No domínio da matemática, os estudos mais importantes atribuídos a Pitágoras são:
A descoberta dos irracionais;
O teorema do triângulo retângulo (Teorema de Pitágoras);
A descoberta da tabuada;
O estudo de propriedades dos números (dos números ímpares regulares, dos números triangulares, etc);
A construção dos primeiros três sólidos platônicos (é possível que tenha construído os outros dois); a descoberta da relação existente entre a altura de um som e o comprimento da

Relacionados