Escola personalista

Páginas: 4 (794 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
• Questionário

1) Em que data pode ser presumida, aproximadamente, a existência de sinais objetivos de relatórios contábeis?

De acordo com alguns historiadores a existência foi deaproximadamente 2.000, 3.000 anos A.C. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, suas ânforas de bebidas, jáestavam praticando uma forma rudimentar de Contabilidade.

2) Qual grande fator que possibilitou à Contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento?

A preocupação com aspropriedades e a riqueza. O homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial, à medida que as atividades foram-se desenvolvendo em dimensão e complexidade. Parte do que aContabilidade é pode ser aferida pelo que a mesma realiza dentro da atividade econômica.

3) Apresente algumas razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a Contabilidade, naRenascença, foram algumas das cidades italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza etc.

Estas cidades fervilhavam de atividades mercantil, econômica e cultural, mormente a partir do século XIIIaté o início do século XVII. Representaram o que de mais avançado poderia existir, na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes. Foi nesse período que Pacioli escreveuseu famoso Tractatus de computisetscripturis.

4) Quais os motivos da queda recente da escola europeia e qual foi sua grande contribuição à Contabilidade?

Os defeitos da escola europeiapassada estão consubstanciados na relativa falta de pesquisa indutiva sobre a qual efetuar generalizações mais eficazes; em se preocupar demasiadamente com a demonstração de que a Contabilidade é ciência,quando o mais importante é conhecer bem as necessidades informativas dos vários usuários da informação contábil e construir um modelo ou sistema contábil de informação adequado; na excessiva ênfase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola personalista
  • Escola personalista
  • Escola personalista
  • ESCOLA PERSONALISTA
  • Escola personalista
  • Escola Personalista
  • escola personalista
  • Escola lombarda e personalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!