Escola ontem e hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEXSANDRA DÓRIA DE SOUZA















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















Feira de Santana
2012


ALEXSANDRA DÓRIA DE SOUZA

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOSTrabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.Tutora eletrônica: Paula Priscila Marconi
Tutor(a) de sala: Carla Barreto Pereira







Feira de Santana
2012











Introdução



A história da educação é contada por documentos, dados e relatos . Vamos pensar a Educação e refletir o Sistema de Ensino o que pretende, no contexto em que vive,incluindo momento histórico, cultural e espiritual.
O texto que apresento a seguir procura demonstrar as principais diferenças entre o método de ensino tradicional e método histórico crítico, a partir da análise da História da Educação que ao longo dos anos, por sua característica dinâmica, passou por muitas mudanças assim como a própria história.
O texto também faz umaapresentação sobre o papel do professor na atualidade e a função da escola diante dessas mudanças.
E deixo uma pergunta: Que escola está sendo construída para as próximas gerações?




Escola, ontem e hoje

Nossa primeira escola foi fundada pelos jesuítas em 1542, na Bahia. O objetivo era propagar a fé e salvar a alma daqueles que não temiam a Deus, como osíndios. Menos de 200 anos separam a partida dos jesuítas expulsos do Brasil pelo marquês de Pombal em 1759 do ingresso de Iracema no curso de magistério. Se nesses dois séculos pouca coisa mudou, a partir dos anos 1960 a revolução tecnológica transformou a escola e o papel do professor. (REVISTA NOVA ESCOLA, setembro 2005)

Ao longo dos tempos, a educação tornou-se alvo de debates ediscussões. Isso se deve ao baixo nível de qualidade apresentado pelo sistema de ensino, segundo dados de pesquisas. O que está acontecendo com o processo de ensino e o processo de aprendizagem? Será que os métodos de ensino são os agentes causadores dos problemas educativos?
Alguns educadores buscam entender e responder aos desafios da educação observando somente os elementos dacontemporaniedade.
A educação precisa ser analisada a partir de um movimento histórico, pois muito do que se faz hoje nas escolas tem origem em teorias pedagógicas clássicas, certas vezes desconhecidas pelos próprios educadores.
Para questionarmos a educação devemos primeiramente não entendê-la isolada de outros contextos, mas buscar compreender os processos educativos demaneira crítica e sistemática. Para tanto e preciso o reconhecimento das relações existentes entre educação, sociedade e teorias pedagógicas.
Vamos analisar o período da Educação tradicional, visando o que ela pôde contribuir para o crescimento cultural e mental da Civilização, com o objetivo de estudar os pensadores em educação desta época, nos surpreenderemos com a fortaleza que foia escola dentro de um contexto dominado pelo fanatismo religioso, político e econômico. A Educação Tradicional passou por duas guerras mundiais, viu os costumes e valores sendo transformados da noite para o dia e preparou-se para formar pessoas de caráter forte e objetivos determinados. A educação não pôde ser leve, porque os tempos não eram suaves. 
Ao estudarmos mais a fundo...
tracking img