Escola nova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Nova

Consideram-se aqui formas pelas quais as pessoas lidam com os estímulos: ambientais, organizam dados, sentem e resolvem problemas, adquirem conceitos e empregam símbolos verbais. Aênfase dada é na capacidade do aluno de integrar informações e processá-las, em Piaget, encontra-se a noção de desenvolvimento do ser humano por fazer que inter-relacionem e se sucedem até que se atinjamestágios da inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade. O individualismo é considerado como um sistema aberto, em reestruturações sucessivas, em busca de um estágio final nuncaalcançado por completo.
O desenvolvimento do ser humano consiste, de formar genérica, em se alcançar o máximo de operacionalidade em suas atividades, sejam elas motoras, verbais ou mentais. Todoindivíduo, tem um grau de operatividade motora, verbal e mental, de acordo com o nível de desenvolvimento alcançado, no seu desenvolvimento, a criança irá reinventar todo o processo racional da humanidade,na medida em que ela reinventa o mundo e desenvolve sua inteligência. Portanto o desenvolvimento da inteligência implica, em desenvolvimento afetivo. A afetividade e a inteligência sãointerdependentes, não havendo autonomia de uma sobre a outra. O desenvolvimento social deve caminhar sentido da democracia, que é uma conquista gradual e deve ser praticada desde a infância, superando o egocentrismodo homem.
Escola para o pensamento “Escola de pensar”, não estaria presa a currículos fixos procurando estruturar o ambiente de modo a desafiar a inteligência da criança. Ênfase em atividades, comojogos, leituras, visitas, excursões, discussão, arte, oficina, exercício físico, teatro etc. Oportunizadas, atividades realizadas pela própria criança, liberdade entendida como meio termo, aprender aassimilar o objeto a esquemas mentais. A teoria piagetiana tem de ser baseada no ensaio e no erro, na pesquisa, na investigação, na solução de problemas por parte do aluno, e não em aprendizagem de...
tracking img