Escola lombarda e personalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA LOMBARDA E PERSONALISTA

Resumo

Com sua obra mais importante, Francisco Villa deu origem à Escola Lombarda ou Administrativa, que trata – se de uma área científica onde a informação que está à serviço do contador não o contador a serviço da informação. É nesta época também, que a profissão de contador foi reconhecida, sendo formada uma faculdade para contadores, onde profissionais da áreapoderiam ser devidamente qualificados para função.
A Escola Personalista foi criada com o principal objetivo de transformar a conta em pessoa, baseando – se na responsabilidade social, onde o objeto passa a ser a relação entre débito e crédito, entre proprietários e agentes consignatários (aqueles em que eram confiados valores) e/ou correspondentes (aqueles que negociavam com a empresa).Palavras – chave:
* Contabilidade, estudo, informação.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta um estudo sobre Escola Lombarda ou Administrativa e Escola Personalista.

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

A primeira trata – se de uma escola em que seu representante Francisco Villa, muda forma de visualização da contabilidade, mostrando que bens e valores são o principal objetivo para acompanhamento e controle dopatrimônio.
Já a Escola Personalista definiu que patrimônio é um conjunto de direitos e obrigações, motivando uma importante relação nas organizações e empresas.

1.2 OBJETIVOS
1.2.1 objetivo geral
Estudar as escolas lombarda e personalista.
1.2.2 objetivos específicos
Este estudo tem os seguintes objetivos específicos:
- Demonstrar as principais características das escolas, lombarda epersonalista.
- Evidenciar os principais acontecimentos e contribuições relacionadas às escolas, lombarda e personalista.
- Apresentar contribuições para a evolução da contabilidade referente às escolas, lombarda e personalista.

1.3 JUSTIFICATIVA

Acrescentar conhecimento aos estudantes e demais interessados na pesquisa, referente a essas escolas tão marcantes para a Evolução da Contabilidade.

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ESCOLA ADMINISTRATIVA OU LOMBARDA

Após as guerras ocorridas nos séculos XVIII e XIX, e com as medidas firmadas pelo Congresso de Viena, em 1814, a atual região da Itália ficou dividida em oito estados independentes, sendo que alguns deles eram controlados pela Áustria. Nesse período também, a Europa teve péssimas colheitas, a indústria entrou em crise e chegou à superprodução,com isso consagraram-se numerosas falências na Itália, e surgiu a necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores, fazendo-se restrições à prática da Contabilidade por qualquer indivíduo. O governo passou a somente reconhecer como contadores pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão.
Surgi então, a escola administrativa ou lombarda,originária na Lombardia, que situa – se no norte da Itália, essa escola contábil foi a primeira escola de pensadores na Itália, em matéria científica, tendo início em 1840, com a publicação da obra “La Contabilitá Applicata Alle Ammministrazioni private e pubbliche” (A contabilidade aplicada na administração privada e pública), de Francisco Villa, seu principal representante.
Com o surgimento dessaescola, a contabilidade adquiriu modesta forma de função gerencial, deixando de ser apenas modelo de escrituração, para ser um importante instrumento de acompanhamento e controle, significando que uma informação gerada pela contabilidade serviria de apoio na administração dos negócios, de forma a melhor qualificar a informação da gestão. Sendo os registros apenas dados, subsídios para estudos,devendo ser interpretados, não se admitindo que a contabilidade limita-se apenas aos registros, ou seja, bases de raciocínio sobre meios patrimoniais, a utilidade e os seus limites, a renda, o princípio da competência, o valor, os fenômenos contábeis das imaterialidades, sendo o patrimônio como o conjunto de bens diferentes, mas identificado pelo mesmo propósito de utilização, que é chamado de teoria...
tracking img