Escola Inovadora MHChagas

2203 palavras 9 páginas
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO PEDAGOGIA – LICENCIATURA

CAMILA MONTEIRO JORGE
LETÍCIA C. L. BOTELHO DUARTE
MARIA HELENA C. RIBEIRO
MARESSA ANDRADE
TATIANA ALVES CARVALHO

nota

PROJETO ESCOLA INOVADORA

GOVERNADOR VALADARES - MG
2013

INTRODUÇÃO

A princípio foi feito um levantamento, buscando identificar os principais fatores agravantes nas escolas estaduais da cidade Governador Valadares. Foi observado através do método GUT que acentua-se a necessidade de trabalhar os conceitos de disciplina e ética dentro das salas de aula, pois, nas mesmas, vê-se um numero surpreendente de violência, intolerância e indisciplina.
Visa-se focar na violência dentro da sala de aula, visto que, o bullying está se tornando fator agravante do índice de fatalidades dentro da escola.
As causas mais comuns que incitam a violência é como já citado acima, o bullying, a falta de estrutura familiar, os princípios morais e culturais agregados a pessoa, bem como o fator social.
Através dos problemas observados, fez-se uma analise criteriosa do diagrama causa x efeito, juntamente com a dinâmica das pedras e luzes e evidenciamos a violência como justificativa do nosso projeto “escola inovadora”.
Portanto o projeto tem como objetivo, incentivar as crianças e adolescentes a criarem espaços de convivência, onde poderão conversar e expor suas vivencias mais conflituosas. E após uma roda de conversa, eles podem se expressar através da música e da dança seus sentimentos e ansiedades. Utilizando do acompanhamento pedagógico e psicológico afim de, propiciar ao aluno um ambiente ameno e seguro, o projeto denominado “SUPER-AÇÃO”.

Objetivo Geral

Investigar o problema da violência na Escola, as causas e consequências dessa violência, buscando, através do Projeto Social, reintegrar ao aluno a dignidade, a liberdade de expressão e o exercício da comunicação.

Objetivo específico

Identificar os alunos mais problemáticos e agressivos através de

Relacionados