Escola ideal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLITÍCA EDUCACIONAL
“ESCOLA IDEAL” DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ALUNO: SIDNEIA ALVES

SÃO PAULO

SUMÁRIO

1. Introdução 5
2. Estrutura 5
3. RefeiTÓrio 7
4. Áreas internas 8
5. Áreas externas 9
6. Equipamentos 10
7. Atividades 11
8. Conclusão 12

LISTA DE ILUSTRAÇÃO

Figura 1 6
Figura 2 7
Figura 3 8Figura 4 9

1. Introdução
A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, como vimosà rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção (por partedos professores e das crianças). Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil.

2. Estrutura
A estrutura de uma escola exige uma série de características e a divisão de vários ambientes, tais como: a recepção das crianças, secretaria, sala ambiente, sala dadiretoria, sala de professores, sala de reuniões, depósitos, cozinha, banheiros, área coberta e área externa para socialização, e salas de aula.

Hall de Recepção – O hall de recepção é uma área externa ampla e espaçosa. Possui vários objetivos, tais como: proporcionar uma passagem gradativa da criança, das mães para o funcionário da escola; acolher visitantes, local de reunião com pequenos grupos depais; espaço para mural, avisos, cardápios, exposição de fotos, desenhos e trabalhinhos das crianças. Deve ter uma decoração aconchegante com banquinhos, sofás e poltronas confortáveis, cadeirinhas ou cavalinhos de balançar, ladeados por vasos de plantas bem cuidadas, mesa ou local com agenda para recados que as mães desejem fazer á direção.

Estas áreas estão todas as atividades destinadaspara crianças de um ano a três anos e onze meses de idade

Figura 1

Berçário (creche) – O berçário é formado por áreas integradas e interligadas: recepção, dormitório, sala ou local de estimulação, local para banho e higiene do bebê, saleta ou local para amamentação (opcional), solário e lactário.A recepção é a área próxima à porta do berçário, onde a mãe deve deixar sua bolsa, objetos de usopessoal e calçar as sapatilhas (sapatos não devem ser permitidos em área
esterilizada). Os bebês devem ser estimulados através de atividades de base essencialmente oral-afetiva, através de contato físico, e deve ocorrer a qualquer momento dentro do berçário, essa área pode fazer parte do dormitório.

Lactário: é aqui que se come: O que é preciso ter no espaço destinado à alimentaçãoEletrodomésticos: Um esterilizador para mamadeiras é fundamental. Para preparar e armazenar alimentos basta um fogão de quatro bocas, uma geladeira de 180 litros e um microondas.

Cadeiras de alimentação: Crianças a partir de 1 ano e 4 meses comem em mesinhas com cadeiras - as mais novas usam o cadeirão. Essa mobília deve ser de plástico ou outro material de limpeza rápida.

Paredes, pisos e janelas:Azulejos e pisos frios são mais fáceis de limpar e garantem a higiene. As janelas devem ser amplas o suficiente para garantir a ventilação e permitir a entrada de luz natural.

3. RefeiTÓrio

Figura 2
Como transformar a cozinha e a despensa da escola em ambientes seguros para manipular e armazenar alimentos.

4. Áreas internas

Figura 3
Áreas destinadas para crianças de quatro acinco anos – Pré Escola
Os espaços necessários são: sala de atividades, banheiros infantis, sala de repouso, sala de refeições (opcional), sala de multimeios, área coberta para recreação, parque para recreação e jardinagem.

Sala de atividades é um espaço destinado a grupos de crianças, onde terá a seu ispor brinquedos, jogos, papéis, lápis, tintas e massinhas. Em alguns momentos a sala de...
tracking img