Escola freudiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA FREUDIANA
Momento histórico

O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos. Edward Titchener foi um importante divulgador do trabalho de Wundtnos Estados Unidos. Mas uma outra perspectiva se delineava: o médico e filósofo americano William James propôs em seu livro The Principles of Psychology (1890). Nessa época era a psicologia já uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratórios na América do Norte.
O Império Britânico alcançou o ápice de seu poder. Império alemão e Reino da Itália, que passaram a existir comonações unificadas no final do século XIX, trataram de crescer em poder, economia e influência. Crescimentos do nacionalismo e da percepção nacional estiveram entre as causas da I Guerra Mundial, a primeira das duas guerras que envolveram todas as grandes potências mundiais incluindo Alemanha, França, Itália, Japão e os Estados Unidos.
O resultado político e econômico da I Guerra Mundial levouao crescimento do fascismo e do nazismo na Europa, e rapidamente à II Guerra Mundial. Essa guerra também envolveu a Ásia e o Pacífico, na forma de agressão japonesa contra a China e os Estados Unidos. Enquanto a Primeira Guerra Mundial teve suas baixas concentradas entre os soldados, os civis sofreram muito na Segunda, do bombardeio de cidades de ambos os lados (inclusive nuclear), e no genocídiosem precedentes, pelos alemães, dos judeus e outros, conhecido como o Holocausto.
A terminologia freudiana é banida do vocabulário da psiquiatria e da psicologia da Alemanha. A psicanálise é considerada como uma ciência judaica. Neste período há uma grande emigração de psicanalistas alemães para a Argentina, Inglaterra e Estados Unidos.
Fugindo do nazismo, Freud fixa residência em Londres com aesposa e filhos. Com a ascensão do nazismo, os seus livros são queimados em praça pública.

Principiais representantes
Sigmund Freud

Freud nasceu em 1856, em Freiberg, e aos 4 anos de idade mudou-se com a família para Viena, onde viveu toda sua vida. Decidiu estudar medicina , e a partir da sua condição de médico, criou a psicanálise. A Psicanálise é usada como base para psicoterapias,aconselhamentos, orientações. Usa o método interpretativo, onde busca o significado oculto que é manifesto através de palavras, sonhos, atos falhos.
Freud concluiu seu estudo de medicina aos 25 anos na universidade em Viena, onde publicou inúmeros trabalhos que tiveram reconhecimento científico. Freud logrou a distinção de ser nomeado professor de Neuropatologia, e o fato de ter obtido “PrêmioGoethe de Literatura” possibilitou viajar a Paris para conhecer o trabalho do mestre Charcot, que lá pontificava com a aplicação de técnicas hipnóticas. Posteriormente Freud voltou a França, dessa vez para aprofundar-se nos mistérios do hipnotismo. De volta a Viena, além dos cursos de médico habituais da época para o tratamento dos distúrbios “neuropsicológicos”, Freud passou a empregar a técnica dahipnose na sua clinica privada. Mas bem cedo deu-se conta que era um mau hipnotizador, e passou a substituir esse recurso por técnicas que provessem uma “livre associações de idéias”, que possibilitassem um acesso as repressões inconscientes das suas pacientes histéricas.

Sandor Firenczi

De forma muito abreviada, cabe acentuar as seguintes contribuições de Ferenczi: 1)Lançou as primeirassementes para a teoria das relações objetais e do conceito de introjeção. 2) Afirmava que “as crianças que são recebidas com rigidez e falta de amor morrem fácil e voluntariamente”. 3) Ele retoma a teoria do trauma da sedução real, afirmando que isso acontece quando “os adultos confundem os jogos da criança com os desejos das pessoas sexualmente adultas”. 4) Considerou a personalidade do analista...
tracking img