Escola Estadual Professora Ayna T Rres 1

1433 palavras 6 páginas
Escola Estadual Professora Ayna Tôrres

Fluxos Migratórios no Afeganistão
Perseguições religiosas, guerra civil e xenofobia.

Mateus Henrique Machado nº 30
3º Ano Azul – Geografia
2º Bimestre

02 de Julho de 2015
Diamantina - MG

Migrações – Conceito
O termo “migração” corresponde à mobilidade espacial da população, podendo acontecer de forma a trocar-se de país, cidade, ou até mesmo domicílio. Sendo assim, a migração pode ocorrer em níveis nacionais e internacionais.

Afeganistão
O Afeganistão é um país pobre, localizado ao centro-sul da Ásia, e recordista mundial em produção de refugiados. Isso se deve ao histórico de guerras protagonizadas naquele território, além de inúmeras perseguições religiosas que ali se presenciam. Seu atual sistema é o presidencialismo, representado pelo líder Asharf Ghani. O país conta hoje com uma população de cerca de 30,55 milhões de indivíduos, tendo como religião oficial o Islamismo.

Êxodo Afegão – Razões
1. Perseguição Religiosa
Como se sabe, a religião predominante no país é o Islamismo, que hoje sofre grande repulsa dos demais países, devido ao histórico de terrorismo praticado pelos seguidores da mesma. No Afeganistão, outras religiões, especialmente o cristianismo, são vistas como hostis, o que leva às perseguições de cunho religioso. Claro, como toda perseguição, é comum se deparar com prisões, fugas e mortes.
Na constituição afegã, diz-se que qualquer individuo pode professar sua fé, e praticar seus ritos e cultos abertamente, desde que isso não inflija nas leis do país, que por coincidência, são baseadas no islamismo. No entanto, isso não acontece de fato.
A igreja cristã, dentro do Afeganistão está praticamente extinta.
Grupos radicais, seguidores do islamismo, são protagonistas de diversas perseguições. Como sabemos, dentro de um país com altos índices de ataques terroristas, não podemos esperar menos do que perseguições altamente violentas, que na maioria das vezes acaba em morte.

Devido a esse fato, o fluxo

Relacionados

  • BURKE P
    150756 palavras | 604 páginas