escola emacipatória: utopia ou realidade

336 palavras 2 páginas
Tema:
Uma Escola Emancipatória: Utopia ou Realidade
Problematização:
A escola hoje conta com alunos desinteressados, professores desmotivados além de uma gestão autoritária preocupada com a burocracia que envolve a educação. Enquanto nossa sociedade grita por uma escola libertadora que permita ao seu educando um pensamento critico com atitudes conscientes e cidadãs.
Justificativa:
Mediante a situação em que se encontram nossas escolas muitos estudiosos e pesquisadores têm buscado maneiras para transformar nossa realidade escolar. Muitas destas ações nos trazem atitudes inovadoras, quebra de paradigmas, mudança de postura e um pensamento crítico sobre a realidade.
No entanto no contexto político em que estamos vivendo, a visível falta de estrutura e investimento na educação dificulta toda e qualquer mudança em âmbito escolar. Assim justifica-se o esforço em realizar estudos sobre este tema.
Objetivos gerais:
Analisar as diferentes causas que levam a Escola a excluir seus educando da sociedade e mostrar novos caminhos para uma mudança de postura da comunidade escolar levando seus colegiados a se tornarem cidadãos emancipados.
Objetivos específicos:
Compreender as diferentes concepções teóricas acerca do tema emancipação escolar;
Identificar as causas que tornam a Escola um ambiente de exclusão social;
Discutir a necessidade de mudança de postura dos nossos educadores e gestores na comunidade escolar;
Apresentar uma pratica pedagógica que possibilite formar para cidadania.
Hipóteses:
Com uma abordagem mais democrática e um discurso mais crítico da realidade social e uma mudança de postura mediante as políticas publica de educação poderemos pensar em transformação social.
Fazendo com que as Escolas que temos hoje deixem de ser fator principal para exclusão social e se torne em uma Escola Cidadã uma Escola de caráter emancipatório.
Fundamentação teórica:
Moacir Gadotti- Escola cidadã
Luiz Herin da Silva- Escola Cidadã: Teoria e Pratica

Relacionados

  • monografia
    8499 palavras | 34 páginas