Escola de relações humanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
rabalho do Sidinei
2.1 Introdução
para podemos falar da escola de Relações Humanas precisamos primeiro entender o conceito vigente de administração. e esse conceito era o da escola clássica deadministração, que acreditava que a organização de uma forte estrutura interna nas empresas garantiriam resultados melhores na produção. A escola clássica acreditava também nos incentivos econômicos paramotivar os indivíduos em seu trabalho.
A escola de Relações Humanas tem como objetivo aumentar a lucratividade da empresa diminuindo os custos oriundos dos conflitos internos, ou seja, ela procuraperceber como as relações humanas afetam a produtividade da empresa.

2.2 A escola de Rh surgiu através de estudos realizados inicialmente pela Academia Nacional de Ciências e posteriormente porprofessores da Universidade de Harvard. A análise baseava-se nos estudos dos pensadores da Escola Clássica, que viam o homem como uma unidade isolada cuja eficiência poderia ser estimada cienfiticamente.Os fatores que influenciavam essa eficiência seriam:
- movimentos que exigiam grande esforço na execução do trabalho
- fadiga
- deficiência do ambiente físico

Esse estudo pode ser divido em trÊspartes
1ª fase: tinha a finalidade de estudar como a intensidade da luz influenciava a produtividade. Os métodos de produção e os sistemas de remuneração continuaram constantes e foram selecionadosdois grupos de operários; em um grupo a iluminação permaneceu estável durante a experiência e no outro a intensidade da luz foi aumentando. Os resultados mostraram que em ambos os grupos a produçãoaumentou. A conclusão foi de que havia outras variáveis que nao estavam sendo controladas influenciando diretamente a produção. Essas conclusões ficaram conhecidas como efeito Hawthorne, mostrando que osimples fato dos indivíduos serem observados muda seu comportamento - os funcionários se esforçam mais quando percebem o interesse da diretoria em suas condições de trabalho.

2ª fase; seis...
tracking img