Escola de frankfurt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
3º Ano/3º Trimestre

Tema: A Escola de Frankfurt
Justificativa:
Considerando o fato de a sala interativa possibilitar o pensamento complexo, conforme Marco Silva (2006)ressaltou ao nos reportar ao pensamento aberto de maneira múltipla, sendo possíveis os diferentes pontos de vista, optamos pela sala interativa para contextualizar e problematizar uma das mais notáveis e contemporâneas escolas de filosofia, conhecida como a escola de Frankfurt, que marcou o século XX. A aula é um convite desafiante aos estudantes do Ensino Médio, uma vez que abre um fórum dediscussão para o diálogo com dois grandes pensadores (Horkheimer e Habermas), os quais são ainda hoje estudados, juntamente com a filosofia marxista, bastante fluente entre esses teóricos. Daí a motivação em introduzir os estudantes aos problemas apontados pela respectiva escola, podendo, quanto possível, compreender a irracionalidade nos impactos e/ou transformações sociais e ambientais no mundocontemporâneo, os quais foram, de certo modo, apontados em décadas anteriores.

Metodologia:
A metodologia desenvolvida por nós tem como pressuposto inicial o uso interativo de três ambientes, sendo a sala (1), a de Investigação/Colaboração favorecedora da discussão por meio de um fórum, alimentado por questões provocadoras da temática em discussão que serão postadas pelo professor Matheus Kaiser,que deve ser viabilizado pela interface entre um facebook pessoal e o facebook do Maristão, fomentando a reflexão nos pequenos grupos. Ao final de cada questão ou resposta construída no grupo será anexado o nome dos integrantes, possibilitando ao professor da disciplina avaliar a pertinência das intervenções provocadas pelos filósofos da escola de Frankfurt. O fórum estará disponível durante trêsdias consecutivos após o término da aula interativa, podendo assim cada estudante retomar a discussão, obedecendo esse prazo previsto para o bloqueio por parte da responsável da Sala Interativa/tecnologia educacional. Como registro desse momento, será impressa uma cópia com todas as intervenções dos estudantes, a qual servirá de instrumento para a avaliação da aula, tendo um retorno do professor emsala de aula sobre os aspectos mais relevantes. Além do fórum envolvendo os estudantes da classe será disponibilizado na (sala2), a de Comunicação/Avaliação, simultaneamente, três seções sobre o mesmo vídeo, contemplando, portanto, um integrante por vez no sistema de revezamento e retorno ao grupo do fórum, tendo como objetivo a contextualização da escola de Frankfurt, acerca do poder da razãosobre a natureza e da relação dialógica, como condição para o alcance da verdade (Duração de 7 min.). Outra possibilidade de interação ocorrerá com a participação de quatro estudantes, reconhecidos como um grupo de apoio, na (sala 3), a de Reunião/Orientação, os quais devem elaborar questões sobre os dois teóricos a serem discutidos. Esta terceira sala, em relação às outras, exigirá boa parte dotempo do professor, afinal os seus integrantes também devem reunir uma síntese das discussões sobre as teorias dos frankfurtianos Horkheimer e Habermas à luz de alguns problemas emergenciais no cotidiano da vida. Convém destacar que esse grupo de apoio alimentará o fórum com provocações.

Distribuição das atividades e ocupação dos espaços na Sala Interativa:
Sala I – ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO ECOLABORAÇÃO - Discussão por meio do fórum sobre as transformações ambientais ocorridas na contempora neidade (decorrentes, sobretudo, pelo cientificismo, pela marca da sociedade tecnológica e do consumo).- Flashes de imagens acerca das mudanças socioeconômicas que afetaram a ecologia humana a vivência e convivência no planeta.COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAAcolhida dos estudantes nesse espaço com a...
tracking img