escola de frankfurdi

1287 palavras 6 páginas
A escola de Frankfurt
Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores alemães do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, fundado na década de 1920. Sua produção ficou conhecida como teoria crítica.
A Escola de Frankfurt concentrou seu interesse na análise da sociedade de massa, termo que busca caracterizar a sociedade atual, na qual o avanço tecnológico é colocado a serviço da reprodução da lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de garantir o apaziguamento e a diluição dos problemas sociais.
Principais pensadores
Max Horkheimer , foi um filósofo e sociólogo alemão. Como grande parte dos intelectuais da Escola de Frankfurt, era judeu de origem, filho de um industrial - Moses Horkheimer -, e ele próprio estava destinado a dar continuidade aos negócios paternos. Nascido em14 de fevereiro de 1895, Estugarda, Alemanha ,Faleceu 7 de julho de 1973, Nuremberga, também Alemanha. Suas Obras mais importantes foram a Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, Eclipse da razão, Teoria crítica: uma documentação. Theodor W. Adorno,foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão. Nasciu em 11 de setembro de 1903, Frankfurt am Main, Alemanha e Faleceu em 6 de agosto de 1969, Visp, Suíça.Eles são os principais representantes da escola, fundada em 1924 na Universidade de Frankfurt, na Alemanha. No local, um conjunto de teóricos, entre eles Walter Benjamin (1892-1940), Jürgen Habermas (1929), Herbert Marcasse (1898-1979) e Erich Fromm (1900-1980), desenvolveram estudos de orientação marxista.
Apesar de haver grandes diferenças de pensamento entre esses autores, identificamos neles a preocupação comum de estudar variados aspectos da vida social, de modo a compor uma teoria crítica da sociedade como um todo. Para tanto, investigaram as relações existentes entre os campos da economia, da psicologia, da história e da antropologia.
Teoria crítica
Os estudos dos filósofos de Frankfurt ficaram conhecidos como

Relacionados