Escola de chicago por coulon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Chicago.
Contexto onde a escola surgiu.
A abordagem da escola de Chicago é muito mais estruturada na proposta de solucionar os problemas de crescimento populacional e demográfico dacidade de Chicago, e tem uma forte característica de pesquisa empirica e de etrnografias urbanos. Chicago é uma cidade cosmopolita e etnicamente diversificada. Ela fica no ponto de passagem entre o ladosul e o lado norte dos estados unidos. Os negros, que saiam do sul para o norte, passavam sempre por chicago. Além deles, grandes massas de imigrantes, de vários países europeus e asiáticos.
A cidadeé, vista de cima e grosseiramente, dividida em quatro partes principais. O lado sul, devido as migrações dos negros, é composto por bairros de predominância negra. O leste de grupos de imigranteseuropeus. Do lado oeste estão imigrantes da Ásia, e ao norte existe uma estratificação de bancos, com bairros de predominância branca, judeus e etc. O crescimento demográfico da cidade foi exponencial, poisem 1840 a cidade possuia cerca de 4 mil habitantes, sendo nada mais do que uma vila, ao passo que em 1890 já haviam cerca de 1 milhão de habitantes, incluindo todos os grupos étnicos citados, nacidade. Em 1930, no entanto, mais de 3,5 milhões de pessoa habitavam a cidade. Esse crescimento, de 4 mil a 3,5 milhões, em menos de um século, evidentemente não se deu de forma natural, por meio dastaxas de natalidade, e sim pelos movimentos migratórios. Isso causou, além dos problemas urbanos recorrentes (crime, prostituição e etc), uma série de conflitos entre grupos diferentes, de aculturaçãodessas novas populações e etc.
Pragmatismo: corrente filosófica, que dizia que o indivíduo faz parte da comunidade e originou a pesquisa de campo, idéia de extensão, onde o indivíduo tem que, ao mesmotempo que pesquisa, agir e intervir socialmente. Pesquisa qualitativa e Observação participante: O indivíduo faz parte, participa, do seu objeto de estudos. Ao mesmo tempo que pesquisa e...
tracking img