Escola da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* O sionismo :
Espalhados pelo mundo, os judeus sofreram várias perseguiçoes ao longo da história. No final do seculo XIX , na Europa Oriental , os judeus reagiram a uma onda de perseguição organizando o sionismo .
Com o dinheiro recolhido em várias partes do mundo , milhares de judeus se mudaram para a Palestina , onde compraram terras e implantaram as primeiras fazendas coletivasautogeridas .
Com o fim da Primeira Guerra Mundial e o desmembramento do Império Turco , as terras do Oriente Médio passaram a ser administradas pela Inglaterra e pela França , países que tinham enorme poder sobre a Liga das Nações.

Síria e Libano ficaram sob o controle da França ; já a Palestina a Transjordânia e o Iraque ficaram sob o mandato britânico.
Sob o mandato , a Palestina passou a recebergrande quatidade de judeus; esse número aumento ainda mais nos anos 30 e 40 com a perseguição nazista aos judeus . A partir disso começaram a ocorrer sério atritos entre os judeus e os árabes residentes na Palestina . Naquelas décadas também , as companhias inglesas e norte-americanas passaram a disputar entre si a prospecção , o refino e a comercialização do petróleo do Oriente Médio . Ascompanhias foram as primeiras
a explorar o petróleo do Oriente Médio.

* Nascimento do Estado de Israel :
Quando terminou a Segunda Guerra Mundial , a Grãbretanha anunciou que em breve retiraria suas tropas da Palestina . Diante disso , em 47 , a Assembleia geral da ONU , presdia pelo brasileiro Oswaldo Aranha , aprovou a partilha da Palestina em dois estados : um judeu outro árabe .
Os judeusliderados por David Bem Gurion , fundaram o Estado de Israel , que foi imediatamente reconhecido pelos Estados Unidos .
56,5% dos território palestino caberia aos 700 mil judeus que viviam,enquanto 42,9% ficaria nas mãos de 1,2 milhão de árabes. Jerusalém , cidade considerada sagrada por muçulmanos , judeus e cristãos , ficaria sob controle internacional.
Considerando-se injustiçados , os paísesárabes reagiram à criação do Estado de Israel atacando-o .

Israel , valeu-se da ajuda recebida do exterior e venceu a guerra , ocupando boa parte do território reservando aos árabes no plano de partilha da ONU.
Cerca de 720 mil palestinos foram expulsos da terra em que viviam e passaram a viver como refugiados , na faixa de Gaza e nos países árabes vizinhos.
O Oriente Médio tornou-se palco deconsecutivas guerras entre judeus e árabes; tais guerras ocorreram no contexto da Guerra Fria com os judeus sendo ajudados pelos Estados Unidos , e os árabes , pela União Soviética.

Depois de vencer a Guerra dos Seis Dias, o Estado de Israel anexou vários territórios : a Península do Sinal e a Faixa da Gaza , pertencentes ao Egito; a Cisjordânia , controlada pela Jordânia , e as Colinas de Golãsob o domínio de Síria.

Vivendo em campos refugiados , em condiçoes sub-humanas , os palestinos organizaram grupos guerrilheiros,entre eles o Al Fatah , liderado por Yasser Arafat. Em 64 esses diferentes grupos do movimento palestino se juntaram na organização para a Liberdade da Palestina o objetivo era combater Israel e ter novamente a terra perdida.
Em 85 , Yasser Arafat propôs a paz,exigindo , em troca , a retirada das tropas dos territorios ocupados . Eles não cederam e além disso continuou permitindo a ida de colonos judeus para a faixa de Gaza e a Cisjordânia .

* A intifada
Na década de 1980, as negociações sobre o futuro do Oriente Médio não avançaram. De um lado, os árabes iniciam a Intifada, rebelião popular em Gaza, cujo estopim foi o atropelamento e morte dequatro palestinos por um caminhão do exército israelense,
em 1987. Adolescentes, munidos de paus e pedras, enfrentaram, nas ruas, os soldados de Israel e o levante se alastrou. A repressão israelense foi brutal. Desde então, os choques entre palestinos e colonos nas áreas de ocupação israelense têm sido freqüentes.

Em 1992, porém, a eleição de Itzhak Rabin,...
tracking img