Escola da ponte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escola da Ponte, pontos Positivos e Negativos.
“Toda mudança gera uma desconforto em todos aqueles que já estão acostumados a seguir um padrão, mesmo que esse padrão não seja o ideal. Mudar exige que todos saiam do seu mundo e enfrente de peito aberto todas as criticas que inevitavelmente surgiram”.

A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino localizada em Portugal, no distritodo Porto, fundada em 1970, e o fundador é o professor especialista em música e em leitura e escrita José Francisco de Almeida Pacheco.
A instituição baseia-se numa proposta diferenciada de ensino, onde é valorizada essencialmente a singularidade de cada aluno, compreendendo que cada um possui uma trajetória de ensino diferenciada, sendo este um processo único e de desenvolvimento pessoal.
Oprojeto tem sua centralidade na pessoa. A Ponte é uma escola em que a pessoa é fundamento e finalidade do trabalho educativo.
Esta Escola revolucionou o ensino da 1ª à 9ª série de 1º grau em Portugal, quando o Professor José Pacheco lá chegou, havia pouco mais de 40 alunos, na faixa etária dos 12 aos 15 anos de idade, muito indisciplinados, localizada ao lado de um "lixão", com uma infraestruturaprecaríssima, violência entre alunos e professores e um banheiro tão fétido que sequer tinha portas para proteger a intimidade daqueles discentes.
Hoje, conta com 230 alunos e realmente provocou uma revolução pedagógica no país, os filhos do "lixão" estão entre os primeiros nos exames nacionais do ensino português, e conta com um quadro de professores permanentes que tem de adotar a ideologia doseu fundador e dedicar exclusivamente à mesma o seu labor e paixão educacional.
A Ponte não segue um sistema baseado em seriação.
Seus estudos se baseiam em três ciclos distintos. Quando iniciam na escola os alunos vão para o núcleo de iniciação, depois para o núcleo da consolidação e por ultimo o núcleo do aprofundamento.
Núcleo de Iniciação – aprendem a: ser pontual, assíduo e zeloso por seusmatérias e colegas; a cumprir suas tarefas, desenvolver a criatividade, elaborar seu plano de atividade, reconhecer suas falhas e acertos, pesquisa e resolver conflitos e se comunicar (oralmente e por escrito) de forma clara e coerente.
Núcleo da Consolidação – desenvolvendo bem as atividades de grupo, pesquisa e auto avaliação, o aluno vem para esse núcleo e vai procurando cumprir o currículonacional destinado ao primeiro ciclo do ensino básico de forma autônoma, consolidando suas competências desenvolvidas na primeira fase.
Núcleo de Aprofundamento – no terceiro e último núcleo, os alunos trabalham os conteúdos do segundo ciclo do ensino básico. Eles possuem total autonomia de seu tempo na escola, mas devem participar das aulas de educação física e de laboratório e podem fazer parte deprojetos de extensão e de pré-profissionalização.

Pontos Positivos
* Os professores, não são mais as figuras autoritárias, detentoras de toda a sabedoria existente, se colocam como orientadores do estudo;
* Os alunos têm liberdade para escolherem entre si, em geral pela afetividade de uns e outros, e assim formarem grupos de estudos de 8 a 11 alunos, escolhendo o professor-tutor dareferida matéria, como o estar junto é de livre arbítrio, o ensino tende a ser mais gratificante;
* Os alunos são responsáveis por sua aprendizagem, eles escolhem o que e quando estudar determinada disciplina e ao fazê-lo esgotam o assunto entre si e mesmo em estudo individual e quando não têm êxito, buscam a biblioteca e a internet e se ainda assim, houver dificuldades, é chamado oprofessor-tutor para aclarar e ajudá-los no entendimento da referida matéria;
* Na escola não existem salas de aula, apenas espaços de trabalho;
* A preocupação da Escola em constituir-se como escola inclusiva, em termos sociais, culturais e de intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais; 
* Para cada tipo de matéria, os discentes podem formar novos grupos de estudos, não...
tracking img