Escola controlista e norte americana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- ESCOLA VENEZIANA OU CONTROLISTA

O pensamento contábil teve início com o trabalho de Lucca Paccioli, e evoluiu com o surgimento de várias Escolas e muitas teorias, uma das escolas é a Controlista, também conhecida como Veneziana.
A Escola Controlista surgiu na cidade de Veneza, em 1880, foi também chamada de Escola Veneziana. Uma das primeiras afirmações, que caracterizam esta escola, foi adistinção feita entre o conceito de administração geral e administração econômica.
Para os Controlistas a administração geral deve ser de exclusividade do administrador, ou seja, o proprietário da riqueza da administração. Já a gestão desta riqueza, deve ser da administração econômico, sendo que esta deveria compreender a gestão, a direção e a verificação ou controle. Para os controlistas ocontrole serve para impedir todo consumo inútil, todo desperdício de forças econômicas, verificando os atos administrativos, estudando a gestão em sua causa e efeito. A ciência do controle econômico seria a Contabilidade, pois através de seus princípios e normas, ela é a disciplina que estuda os procedimentos racionais com os quais há de ser desenvolvido o controle econômico.
As demonstraçõescontábeis como os balanços, as contas, os orçamentos, as demonstrações de resultado representavam a forma de controle da riqueza dos organismos econômicos, servindo para fiscalizar os movimentos da riqueza á disposição das unidades econômicas e obrigando os administradores a exercerem sua atividade em melhor proveito para a organização. Os controlistas também dedicaram muita atenção ao processo decontinuidade da empresa, instituindo a divisão para os períodos administrativos, coincidentes ou não com o ano civil.

- Os Principais pensadores desta Escola:

Fabio Besta:
Fabio Besta nasceu em Teglio de Valtellina, na Lombardia, em 1845. Em 1868, graduou-se Contador pelo Instituto Técnico Comercial de Sondrio, tornando-se professor da Escola Superior de Comércio de Veneza. Em outubro de 1879,em Roma, pronunciou um discurso sobre os métodos de registros no primeiro Congresso de Contabilidade Italiano. Nele se tem ás idéias dos personalistas Cerboni e Rossi, começando uma ferrenha disputa doutrinária entre as duas escolas. Morreu aos 77 anos de idade na cidade de Treviso de Sondrio, em 1922.
Sua primeira obra foi sulla capitalizzazione continua degli interessi publicada em 1872,ganhadora de um concursos de matemática financeira. Em 1880, apresentou em Veneza a obra intitulada La Ragioneria, defendendo neste trabalho que o objetivo de estudo da contabilidade era controle econômico, ou o controle da riqueza aziendal, essa foi a obra mais importante e que deu origem ao Controlismo.
O objetivo do controle econômico era impedir o consumo inútil e o desperdício de forçaseconômicas, devendo estar lado a lado com a administração, sendo a contabilidade a ciência do controle econômico, onde o trabalho é revelado e estudado as causas e efeitos.

Vittorio Alfieri:
Vittorio Alfieri nasceu em Turim em 1863, onde se formou Contador e Perito Comercial. Foi professor de Contabilidade dos Institutos Técnicos de Chieti, Perugia e Roma. Frequentou, em Veneza, um curso paraformação de professores de Contabilidade ministrado por Besta. Morreu em 1930, em Roma.
Considerado o mais fiel seguidor de Besta, publicou várias obras no campo da Contabilidade, sendo a mais importante a Ragioneria generale. Colaborou com a revisão e ampliação da obra La Ragioneria, de Besta. Destacou-se pelo grande empenho na atividade científica e pelo desenvolvimento das leis de controle econômicosobre a organização das entidades.

A pesquisa doutrinária de Alfieri tem uma importância quase igual á de Besta, tendo em vista que no campo teórico desenvolveu muita pesquisa especialmente ligada á organização das entidades.

Carlo Ghidiglia:
Nasceu em Livorno, Toscana, em 1870, e dedicou sua vida ao estudo e ao ensino da Contabilidade. Morreu em 1913 aos 43 anos de idade. Assim como...
tracking img