Escola biblica dominical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO

Escola Bíblica Dominical











[pic]


Levando o conhecimento a todos

"Escutai o meu ENSINO, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca."
Salmos, 78;1











































Contagem / 2012













Reflita:


1. "As pessoas tendem a se transformar no que vocêas encoraja a ser - e não naquilo que diz que devem ser enquanto as aborrece e incomoda" - N.Parker

2. Identifique onde estão os talentos da pessoa e então, suavemente, conduza-a para estas áreas. Isto é maximizar a força do indívíduo para o grupo.


3. Comunicação, Treinamento, Motivação: os combustíveis movimentam uma equipe de sucesso!Apostilas EGD


CNPJ 12790848/0001-40


Contato 91997469 39111074

Será que precisamos mesmo estudar a Bíblia?
Existe base bíblica para isto?
Então vamos a questão
INTRODUÇÃO
Nos primeiros dois séculos da era cristã, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar. Porém, do terceiro século em diante,a Igreja cresceu muito e a obra de educação cristã não acompanhou este crescimento. Milhares de pessoas foram batizadas sem instruções. Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo. Isto perdurou até o século XVI, quando os reformadores Lutero e Calvino reintroduziram o ensino bíblico ao povo. Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada cristão tivesse a Bíblia em sua própria língua para poderler as Escrituras por si mesmo. Traduziu a Bíblia latina para o alemão. Depois, escreveu dois catecismos (livros de instrução cristã): um para adultos e outro para crianças. Calvino fundou, em Genebra, uma Faculdade Evangélica de Teologia. No século XVII, Robert Raikes começou a levar as crianças a sua casa aos domingos, ensinando-as a ler e escrever tendo a Bíblia como texto. John Wesley gostouda idéia e ela espalhou-se em grande escala. Nascia assim a EBD.
Quando falamos de Escola Bíblica, estamos falando de Educação Cristã, e para entender a educação Cristã precisamos definir a educação, que segundo a educadora Maria Lúcia Aranha é um conceito genérico, mais amplo, que supõe o desenvolvimento integral do ser humano, quer seja da sua capacidade física, intelectual e moral,visando não só a formação de habilidades, mas também do caráter e personalidade social.
Sendo assim, a educação cristã também se propõe a desenvolver o ser humano de maneira integral, em suas habilidades e caráter e para isto usamos os fundamentos e princípios baseados nos ensinamentos das Escrituras Sagradas.
Segundo, Werner Graendorf, citado por Pazmino in: Cuestiones Fundamentais dela educación Cristiana , Dadeland, Miami: Editorial Caribe. 1995. p. 96, Educação Cristã é um processo de educação e aprendizado sustentado pelo Espírito Santo e baseado nas Escrituras. Procura guiar indivíduos a todos os níveis de crescimento através de métodos do ensino em direção ao conhecimento e vivência do plano e propósito divinos mediante Cristo em todos os aspectos da vida. Também equipaas pessoas para o ministério efetivo com uma ênfase geral em Cristo como Mestre Educador por excelência e seus mandamentos de fazer e treinar discípulos.
O fato é que a educação cristã precisa ser vista como um processo, e sendo assim é progressiva, levando ao desenvolvimento do ser humano, mesmo que lento.  José Abraham também vê a educação cristã como um processo. Diz ele que a educaçãoé: O processo através do qual a comunidade de fé se conscientiza e se transforma, à luz de sua relação com Deus em Jesus como o Cristo, que o chama a viver em amor, paz e justiça consigo mesmo, com seu próximo e com o mundo, em obediência ao Reino de Deus.
Isto é tão importante pois, a partir desta idéia podemos planejar uma série de passos sistemáticos para que, aplicados e à luz das...
tracking img