Escoal ciclada

7767 palavras 32 páginas
A ESCOLA CICLADA COMO SUPERAÇÃO DA ESCOLA SERIADA

De Acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – MEC, a organização do ensino em ciclos no Brasil iniciou na década de 80, quando vários Estados e Municípios reestruturaram o Ensino Fundamental, 1ª e 2ª séries em um ciclo de dois anos que tinha como objetivo político reduzir os índices de evasão e reprovação na series inicias. O principio orientar dessas propostas era a flexibilidade do tempo, possibilitando q eu o currículo fosse trabalhado num período maior, permitindo assim respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem.
Apesar de terem trazidos alguns problemas estruturais e necessidades de ajustes na pratica os ciclos contribui efetivamente para superação do fracasso escolar.
A Lei de Diretrizes e Bases Educação Nacional LDB 9394/96 estabelece novas formas de organização da Escola Básica:

Art. 23 “A educação básica poderá organizar-se em series anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e me outros critérios, ou forma formas diversas de organização, sempre que a aprendizagem assim o recomendar”

Como podemos constatar, o MEC defende a organização do Ensino Fundamental baseado nas descobertas atuais da Psicologia da Aprendizagem e apóia-se na idéia de que cada criança tem seu jeito de aprender e ritmo próprio. Precisamos ter cuidado de não incorrer em mal entendidos, rotulando alguns alunos de mais lentos que outros, estigmatizando aqueles que estão iniciando no processo de interação com os conhecimentos escolares, “Que se constroem de forma cíclica e espiralada pela ampliação e incorporação dialética de novas referencias e não mais de forma linear e cumulativa que caracteriza os chamados pré-requisitos nos quais um conhecimento procede e depende de outro” A flexibilidade não e suficiente para garantir o sucesso da aprendizagem. São necessárias, também, intervenções adequadas

Relacionados