Esclarecendo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Goiás

Macroeconomia Thomas R. Malthus



Anápolis, março de 2012


INTRODUÇÃO

O presente trabalho expõe as teorias e apresentação do pensamento de Thomas Malthus, demógrafo e economista inglês.
Malthus ficou famoso pelas suas obras, tais como: Ensaiosobre a População (1798), Princípios da Economia Política ( 1820), Observações sobre os efeitos das Leis do Trigo (1814), Uma Investigação da Natureza e Progresso da Renda (1815), A medida de Valor Exposta e Ilustrada (1823) e Definições em Política Econômica (1827).
Thomas Robert Malthus, tinha a proposta de realização de obras públicas entres outras medidas de política econômica, para aumentara “demanda efetiva”. Ele preocupou-se com o excedente da oferta sobre a demanda agregada o que levaria a um consequente declínio nas atividades econômicas.
Malthus elaborou uma teoria onde afirmava que a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos para toda a população, pois a produção de alimento seria limitada e a população aumentaria descontroladamente. Sendo assim,ele propôs uma política de controle da natalidade; o que torna o conceito de escassez de extrema importância para a Economia.
A partir do século XX, houve uma “crise” demográfica em que deu início novamente as suas ideias.
O projeto em questão, visa a relatar um pouco sobre quem realmente era Thomas Robert Malthus. Nessa etapa consideramos algumas questões como: o nascimento, a morte, asideologias, os princípios religiosos, as teorias elaboradas, o modo de pensar, a Escola pertencente e a ligação com a Macroeconomia, dentre outras questões.


BIOGRAFIA

Thomas Robert Malthus ou apenas Malthus, foi um britânico nascido em pleno período industrial no dia 14 de fevereiro de 1766 na cidade de Surrey, localizada na Inglaterra. Filho de Daniel Malthus, cresceu sob influenciados ideais de Jean Jacques Rousseau, David Hume e William Godwan, cujo os quais o seu pai era adepto convicto.
Apesar de ser filho de um culto e rico proprietário de terras, Malthus levou uma vida modesta de vigário rural anglicano. Estudou Matemática, Latim e Grego – em uma instituição de ensino denominada Jesus College, em Cambridge – ao mesmo tempo em que recebia formação sacerdotal.Graduou em 1788, obteve grau de Mestre em 1791, foi admitido como pesquisador da Instituição em 1793 e tornou-se ministro da Igreja Anglicana em 1797. Casou-se em 1804 e em 1805 foi nomeado professor de História e de Economia Política em um colégio da Companhia das Índias, em Haileybury.
Malthus publicou várias obras de econômica política como: “Uma Pesquisa sobre a Causa do Presente Alto Preço dosAlimentos”, “Princípios de Economia Política” e “Definições em Economia Política”. Mas a sua fama se deu mesmo, em 1798, após a publicação anônima de uma obra socióloga e demográfica intitulada “Um Ensaio sobre o Princípio de População”, aonde chegou à conclusão de que a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética enquanto a população aumentaria em progressão geométrica.
SegundoMalthus, sua proporção traria como consequência uma crescente miséria das grandes massas populacionais devido à pobreza extrema e a fome permanente, em que a própria natureza interviria por meio de guerras e epidemias reduzindo drasticamente a população. Porém, recomenda não esperar as catástrofes, mas sim prevenir o seu acontecimento negando assistência básica e aconselhando abstinência sexual comoforma de controle da natalidade.
Suas ideias têm origem tanto em economia política quanto em questões religiosas. Sua origem econômica tem como base a situação social da Inglaterra no começo do século XIX, em que houve uma grande migração para as cidades; e a sua origem religiosa teve como base o calvinismo, em que a má sorte do gênero humano era considerada como consequência irremediável da...
tracking img