Escavação e arqueologia do corpo....

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

Introdução.............................................................................................................. 2
Grécia e Roma antiga ......................................................................................... 3
Cristianismo ........................................................................................................... 4
Idade Media......................................................................................................... 5
Renascimento ....................................................................................................... 6
Sistema Capitalista ............................................................................................... 7
Conclusão............................................................................................................. 8

INTRODUÇÃO

Em Escavações da Arqueologia do Corpo vamos abordar com base no modo de vida e na evolução do processo cultural nas diferentes épocas, a relação do homem com o corpo, seus significados e tratamento e quanto o lado espiritual se sobrepunha e influenciava o desenvolvimento corpóreo do homem.
Ainda bastante encravado nopensamento contemporâneo, o corpo foi renegado, rebaixado, na construção de um homem abstrato, feito de idéias, sentimentos e valores no decorrer do tempo, onde poderemos ver e compreender, algumas atitudes que temos decorrente de uma filosofia cultural histórica imposta.

Grécia

Os gregos já davam maior importância a elaboração mental do que o trabalho braçal e era fator determinante naidentificação na classe social do individuo.
Os Nobres, eram cidadãos ociosos e a massa escrava a de trabalhadores que tinha todo o desgaste da labuta diária e era considerado distante do homem ideal.
A visão do homem ideal, busca o crescimento do espírito, das idéias no sentido platônico de um mundo abstrato perfeito, no qual a realidade seria apenas um reflexo mal acabado.
Nessa época, as Olimpíadas sedesenvolveram antes como um apêndice instrumental para essa busca que distinguiam entre os homens que cultivavam corpo e mente e os que exerciam as necessárias atividades produtivas da sociedade.
A antiga Roma segue o mesmo paradigma grego, “ócio x trabalho” que na antiguidade foi tida como mérito a ociosidade.
Essa atitude de desdém diante o trabalho, influenciou o desdém social pelostrabalhadores.
Assim era tratado o corpo na antiguidade clássica, alem de ser diminuído ante mente que formula idéias, era também diminuído de acordo com sua atividade engajada no mundo.

Cristianismo
 

Com o advento do cristianismo, a alma passou a ocupar o lugar do espírito em sua oposição ao corpo.
O corpo nessa concepção, carregava todo o pecado original, seguindo a história da passagem deCristo, cheia de sofrimento e dor enfatizada pela crucificação. No entanto, a mensagem cristã, não implica na oposição entre corpo e alma e sim sua unidade, porém, a doutrina que triunfou posterior a Igreja, não foi a de oposição entre corpo e espírito mas a luta entre espírito e carne.
Carne, representa todas as fraquezas humanas e tornava o corpo impenetrável a graça divina. Tudo de ruim queacontecia em plano terreno, brigas, ciúmes, ódio, ambição,..., era considerado culpa do corpo, enquanto, ao espírito, se relacionavam as coisas boas como: alegria, caridade, paz,...
Ao contrario da carne, o corpo era a casa sagrado do espírito e colocava o homem em constante conflito com Deus por causa das tentações terrenas.

Idade Média

A Idade Media foi marcada pela opacidade da carne sobre aforça do espírito de Deus habitado no corpo humano. Essa força, porem, brigava contra concepções pagãs que nunca foram eficazmente reprimidas.
Nessa época, nobres e camponeses maltratavam seus corpos com jejuns em datas religiosas e se fartavam nas demais datas com comidas e bebidas.
As doenças que assombravam esse período e atingiam o corpo, eram consideradas reflexo dos pecados cometidos e...
tracking img