Escatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escatologia do N.T. e a Teologia da Esperança

Ao encontrar-se diante da palavra escatologia, o leitor do Novo Testamento, pensa logo de imediato no Apocalipse de João, no discurso de Jesus sobre o fim (Mc 13) ou em passagens apocalípticas como I Ts 4, 13-5, 11; II Ts 1, 5-2, 17, nas quais vêem traçado, em uma linguagem de figuras e obscuras, um cenário com variedade do apocalipsismo.
Com aexpressão “ultimas coisas” se entende eventos que irrompem no fim dos tempos, sobre o mundo, a história e os homens. Entre todos os acontecimentos se conta a volta do Cristo em glória celeste, juízo final para o mundo e a consumação do reino de Deus, os mortos envoltos numa ressurreição universal e o surgimento de uma nova criação de todas as coisas. Esses acontecimentos últimos se irrompem defora da história para dentro dela e põe fim à história universal, onde tudo se move.
Para Moltmann, a expressão “escatologia” é falsa. Uma vez que doutrina sobre as últimas coisas não pode existir. O termo logos se refere a uma realidade que existe, sempre existe, e que pode ser conhecida como verdade na palavra que lhe corresponde. Assim não é possível haver logos do futuro, somente se o futuro fora continuação ou o retorno periódico e regular do presente.
Mas o futuro traz algo de surpreendente e de novo, sobre ele nada podemos afirmar, nem conhecer sobre ele qualquer coisa que tenha sentido, pois a verdade “lógica” (verdade com logos) não pode existir no que acontece no futuro como novo, mas somente naquilo que é permanente e retorna regularmente. Aristóteles chama a esperança “sonho dequem está acordado”. Para os gregos ela sai da caixa de Pandora1.
Na escatologia do N.T ampla e complexa, há uma grande quantidade de material e imagens que é retirada da apocalíptica judaica, vinda da Bíblia hebraica e desenvolvida no período que se estende entre os dois Testamentos. Nela também encontrou acolhida a esperança profética da salvação. Constam aí (na apocalíptica judaica)passagens que, em si, nada tem a ver com o futuro. Talvez Jesus mesmo usasse
a linguagem apocalíptica, aludindo a trechos da Bíblia hebraica que falavam da salvação futura e do juízo. A comunidade pôde interpretar e desenvolver a visão do futuro, a da apocalíptica judaica.
Para pintar esse cenário os autores usaram largamente o material da Bíblia hebraica, esse material faz parte da contextura doApocalipse de João. II Ts 1, 8ss é composto só de palavras da apocalíptica judaica. Mc 13 também se serve amplamente das imagens e palavras da Bíblia hebraica para inserir no quadro do fim dos tempos as cores sombrias da comoção da ordem terrestre e cósmica, abominação da desolação nos lugares santos e a tribulação jamais vista desde o começo da criação, juntamente com atividade sedutora dos falsosprofetas. Sobre o Filho do homem, as palavras são também da Bíblia hebraica.
A comunidade primitiva não pensava que o fim dos tempos estivesse distante, ele já começou com a vinda de Jesus e terminará com os grandes acontecimentos da sua volta. Esta convicção se funda na pregação do Cristo sobre o reino de Deus. Jesus anuncia a boa nova da salvação, cujo conteúdo é delineado na expectativa doDêutero-Isaías.
Depois que João fora entregue, Jesus veio para a Galiléia. Ele proclamava o Evangelho de Deus e dizia: “Cumpriu-se o tempo, e o Reinado de Deus aproximou-se: convertei-vos e crede no Evangelho”. (Mc1, 14-15) 2.
Ao Batista ele responde com palavras de Isaías que as promessas escatológicas da salvação se cumprem nas suas obras.
Jesus lhes respondeu: “Ide referir a João o que ouvis evedes: os cegos recobram a vista e os coxos andam direito, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres, e feliz de quem não cair por causa de mim!” (Mt 11, 4-6) 3.
A sua missão pode ser definida como a citação do Trito-Isías.
“O Espírito do Senhor está sobre mim,
por que me conferiu a unção
para anunciar a boa nova aos pobres....
tracking img