Escatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 100 (24888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO Á

ESCATOLOGIA


A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS



PR. RUI PAGNOSE

COMENTÁRIOS, SUGESTÕES E CRÍTICAS PARA O E-MAIL: rui-pagnose@hotmail.comINTRODUÇÃO:
DEFINIÇAO:
Escatologia se define como tratado ou doutrinas das últimas coisas. É o ensino sobre as coisas que estão para acontecer, nesta matéria estuda-se a volta de Cristo e eventos subseqüentes. Temos que lembrar que os escritures das escrituras (mesmo no novo testamento) eram com raras exceções, hebreus e os traços desta cultura é facilmente notada por toda as escrituras, osjudeus dividiam a história em dois períodos distintos a saber:
1- “Os primeiros tempos” que vai até a 1ª vinda do Messias, onde se dá o chamado “Cumprimento ou plenitude dos tempos”. Marcos 1:15; Gálatas 4:4.
2- “Os Últimos tempos”, que é contado a partir da 1ª vinda de Jesus (1ª João 2:18), que culminará com “o Dia do Senhor” ou “o Dia de YHWH”, no qual Deus julgará a humanidade.
Oseventos que ocorrerão no segundo período é que se da o nome de últimas coisas.
Nesta apostila apresentaremos as três Escolas Escatológicas mais conhecidas:
Pré-milenar; - A volta do senhor se dará antes do milênio
Pós-milenar – A volta do Senhor se dará após o milênio
A -milenar – Não haverá milênio
Faremos também uma abordagem sobre o dispensaciolanismo, e suas alianças, visto que esta éuma das vertentes mais aceitas no meio pentecostal inclusive nas Assembléias de Deus.
Nossa intenção como sempre não é a de passarmos um estudo profundo sobre essa matéria, pois esse é um curso básico então passaremos ao aluno os assuntos mais relevantes e citaremos outro somente para que tenham conhecimento que existem outras “teorias” ou linhas teológicas que se diferem entre si. Oramos á Deuspara que ao término desta apostila cada aluno tenha uma maior compreensão sobre o verdadeiro plano de Deus para o homem e o grande amor Dele para com a humanidade, ao mesmo tempo em que anuncia sua justiça.

CAPÍTULO : 1
ESCATOLOGIA PESSOAL
No âmbito da teologia sistemática, é comumfalar-se em dois aspectos da escatologia ou doutrina das últimas coisas – pessoal e geral. A escatologia pessoal tem a ver com o que acontece com cada indivíduo ao final da vida terrena e abrange temas como o entendimento cristão da morte e o estado intermediário, ou seja, a situação do indivíduo entre a morte e a ressurreição. Já a escatologia geral trata dos fenômenos associados ao “fim do mundo”:os sinais do fim, a segunda vinda de Cristo, a ressurreição dos mortos, o juízo final e a vida eterna.
Sobre todos esses tópicos a Escritura faz muitas afirmações solenes e importantes, principalmente no Novo Testamento. As mais antigas declarações de fé da igreja, como o chamado Credo Apostólico, também deixam claro como essas questões eram vitais para os primeiros cristãos: “Creio em JesusCristo... o qual... ressurgiu dos mortos ao terceiro dia, subiu ao céu e está assentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio... na ressurreição do corpo e na vida eterna”.
(PORTAL MACKENZIE)
1.1- O que é amorte?
Nas escrituras morte é sinônimo de separação, e notamos que ela trata de três tipos de morte, a saber:
1. A morte física
2. A morte espiritual
3. A terceira morte
No primeiro caso a morte física é a separação entre o corpo e o espírito, quando morremos fisicamente nosso corpo separa-se de nosso espírito que permanece unido à alma.no segundo trata-se da separação entre o...
tracking img